Conhecido na cidade como “garçom do farol”, Itamar Cristiano Lima de Matos, de 53 anos, é natural de São Paulo e se tornou um ícone entre os prudentinos por sua alegria, autenticidade e cordialidade ao vender água em um movimentado semáforo da cidade.

“Garçom é servir as pessoas, a roupa é só uma identificação, mas garçom todos nós tínhamos que ser”, lembra Itamar.

Desde os dois anos, Itamar já batalha para viver. Em uma visita a seu tio, enquanto brincava de bolinha de gude no quintal, acabou caindo em um poço de 27 metros de profundidade, mas foi resgatado com vida por seu tio.

A alegria e o desejo de viver são características marcantes do vendedor e foram elas que durante toda sua trajetória, mesmo com as adversas experiências pessoais e profissionais, ascenderam a vontade de continuar e o fizeram não desistir diante das mais variadas dificuldades.

“Você só aprende a ser um ser humano quando você serve o outro”, explica Matos.

Na adolescência, descobriu a aptidão para jogar futebol e, até mesmo quando serviu o exército, pôde continuar desenvolvendo suas habilidades como atleta. Já trabalhou como segurança durante 20 anos em diversas empresas em São Paulo, empreendeu vendendo velas artesanais, teve uma tabacaria e atuou no comércio gastronômico e de bebidas.

Foto: Karoline Kol / Solutudo Presidente Prudente

Seu primeiro contato com o farol foi em Carapicuíba devido a necessidade financeira para fazer sua ‘reciclagem’ de segurança e voltar a trabalhar na área. Mas sua criatividade e o desejo de viver não o deixaram ser apenas mais um vendedor de água no farol.

“Eu fazia vitrine viva. Vendia água de uma forma diferente”, conta o vendedor.

Em 2004, após seus pais se mudarem para Presidente Prudente, ele também se mudou para cá junto com sua ex-esposa e filho. Ao chegar aqui, Itamar teve a oportunidade de trabalhar em um shopping como agente de segurança. Depois, já estabelecido, conseguiu empreender novamente e, em momentos distintos, chegou a abrir uma tapiocaria e um bar.

Vendedor, segurança, empreendedor e apaixonado por culinária, Itamar também encontrou na dança uma paixão e mais uma profissão. Com seu bar “Degust” em ótimo funcionamento ele também passou a trabalhar como Personal dancer na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) para acompanhar mulheres que frequentavam o local para se divertirem através da dança.

“Eu falo que eu tenho uma atividade prazerosa remunerada”, diz Itamar.

Nasce o garçom do farol

Após fechar seu bar e já trabalhando como porteiro em outro local, diante de um possível desligamento da empresa, durante uma pesquisa na internet o vendedor se deparou com vídeos de diversos garçons do farol em diferentes estados brasileiros. E foi aí que a história do nosso ícone prudentino começou a ganhar forma.

“Eu vou juntar toda esta minha experiência de vida, a dança, a arte e vou colocar tudo isso no asfalto”, fala o garçom.

Itamar começou a vender água em um farol próximo de onde morava, na avenida Antônio Rodrigues e só migrou para o farol do cruzamento das Avenida Joaquim Constantino e Avenida Coronel José Soares Marcondes, onde está até hoje, devido a dica de um prudentino que viu o seu trabalho na rua.

Por se tratar de uma vicinal da rodovia, há um canteiro no local onde o “garçom” fica, mas é claro que este cantinho ganhou vida e agora conta com plantas bem cuidadas e, até mesmo, placas com frases que instigam a reflexão de quem passa por ali.

“Ser o garçom do farol é ser uma luz que indica você a despertar”, pontua o vendedor.

Hoje, Itamar está no farol de segunda a sexta no período da tarde e no sábado de manhã, exceto nos dias de chuva. E é importante lembrar que o garçom do farol também é o homem aranha ou Batman quando o tempo está mais nublado ou fresco, e os que passam por ali podem tirar fotos com o personagem por um valor bem acessível.

 “Enquanto eu estiver aqui na terra, o garçom do farol vai existir dentro de mim”, declara o garçom.


Você já conhece o “garçom do farol” de Presidente Prudente? Conte para nós!

Tem alguma história inspiradora de outro cidadão prudentino que você quer ver por aqui? Entre em contato comigo através do e-mail: [email protected]

5/5 - (2 votes)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui