Se tem algo que a gente gosta é de curiosidades, se for sobre a nossa cidade é melhor ainda. Hoje, trouxemos quatro que muitos prudentinos não sabem, mas que são super interessantes. Conhecer mais da história da nossa bela Presidente Prudente é sempre encantador. Vem conferir se você já sabia destas histórias que marcam o início da nossa cidade.

Presidente Prudente nem sempre teve este nome

Foi lá em 1890 que Manoel Pereira Goulart, pai do fundador da nossa querida Prudente, adquiriu a Fazenda Pirapó-Santo Anastácio que Francisco Goulart, após tomar as terras como herança e dar início a civilização do território mais tarde, a chamou de Patrimônio das antas (devido ao grande número de animais encontrados no local). Claro que muitas piadas surgiram devido a este título e logo Francisco a denominou de Vila Goulart. Mas foi em 1921, ao se tornar um município, que Presidente Prudente, em homenagem ao primeiro presidente civil, Prudente José de Morais Barros, tornou-se oficialmente o nome do município.

Fonte: Museu e Arquivo histórico Prefeito Antônio Sandoval Netto

A primeira Capela

Construída em 1918, a primeira capela foi erguida onde viria a ser a Praça 9 de Julho. Localização que inspirou a construção da Catedral da cidade que fica em frente ao local da primeira construção religiosa da cidade.

Fonte: Museu e Arquivo histórico Prefeito Antônio Sandoval Netto

A primeira avenida da cidade

Ainda no assunto das avenidas da cidade, a que hoje conhecemos como Avenida Washington Luiz foi a primeira a ser instaurada na cidade. Devido a necessidade que Francisco Goulart achou em dividir a sua fazenda da cidade, que mais tarde se chamaria Presidente Prudente. O nome que deu origem a esta importante via da cidade é uma homenagem ao presidente do estado de São Paulo. Washington Luiz Pereira de Souza foi o último presidente efetivo e o responsável por efetivar a emancipação do município de Presidente Prudente.

Foto: Karoline Kol / Solutudo Presidente Prudente

O fundador de Prudente não tem uma avenida com seu nome

Geralmente, o fundador de uma cidade recebe como homenagem o privilégio de ter alguma das principais avenidas ou vias da cidade com o seu nome. Porém, em Presidente Prudente o Coronel Francisco de Paula Goulart foi o primeiro a desbravar e mais tarde fundar a cidade, mas não teve este reconhecimento. Seu nome está escrito em uma discreta rua localizada entre a Avenida Coronel José Soares Marcondes e Avenida Brasil, a Rua Francisco Goulart. Há quem diga que isso foi fruto de suas muitas intrigas políticas. Será?

Fonte: IBGE

Fonte: História e Caminhos de Presidente Prudente – Cedido pelo Museu e Arquivo Histórico Prefeito Sandoval Netto


Legal conhecer um pouco dos detalhes que fazem parte da história da cidade, né? Você sabe de mais alguma curiosidade da história da de Presidente Prudente?


Conta pra gente nos comentários ou através do e-mail: [email protected]

No aplicativo da Solutudo você encontra diversas outras informações da nossa cidade. É Presidente Prudente na palma da sua mão. Baixe já e facilite sua vida!

Baixar aplicativo para Android clique aqui!

Baixar aplicativo para IOS (Iphone) clique aqui!

Leia também:

Túnel do tempo: belas e nostálgicas fotos que mostram como era Presidente Prudente em 1984

Antes x Depois: Confira algumas mudanças surpreendentes de Presidente Prudente

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui