Hoje iniciamos uma nova série aqui na Solutudo! A série P!

O Marketing é famoso por seus 4 Ps: Produto, Preço, Praça e Promoção. Hoje vamos falar um pouquinho sobre o P da Preço!  (disso a gente entende, não é mesmo?!)

Mas antes, precisamos entender porquê esses Pzinhos são tão importantes. Eles são a base de qualquer ação de marketing. Pensando em cada um deles, fica muito mais fácil entender e montar um caminho para o sucesso.

P de Preço

Só pra ficar bem claro, o preço é o valor cobrado pelo produto ou serviço. Dessa forma, esse pequeno Pzinho tem total ligação com a sobrevivência da empresa, o que o torna um dos Ps mais importantes dessa série!

Como definir o preço?

O primeiro passo básico para definir o preço é cobrir os gastos (inclui custo de materiais, luz, água, aluguel, funcionários, transporte, entre outros) e inserir uma margem de lucro, mas isso você já sabe.

Mas um fator importante a ser considerado é como o cliente enxerga o seu produto. É o que chamamos de percepção de marca. Como exemplo, se o seu produto possuir material de melhor qualidade, como uma roupa com tecido que possui maior durabilidade e não desbota, em comparação com aqueles que são piores nesses aspectos, o seu produto possui maior valor.

Aqui, pode ser cobrado a mais do seu cliente, desde que ele reconheça essas qualidades, ou poderá acabar indo ao concorrente.

Possíveis alterações de preço

Radar sempre ligado!

O primeiro ponto a ser considerado para alterar o seu preço é o seu concorrente. É importante que o seu preço não esteja nem muito acima e nem muito abaixo do seu concorrente, mantendo um equilíbrio de mercado. Ou poderá perder clientes com isso.

Então, aqui vale uma dica importante: sempre acompanhe o seu concorrente! Esteja atento aos seus produtos ou serviços e aos preços.

Cada caso é um caso

Outro fator importante para ser considerado é a situação em que seu produto ou serviço é vendido. Em casos especiais, o preço costuma ser mais caro! Quando isso acontece? Quando você oferece algo difícil de ser encontrado e é muito procurado (a tal da lei da oferta e da procura) ou quando se torna uma necessidade para o cliente, especialmente se for básica, como alimentos e bebidas. Por exemplo, se você vende milho na rua, esse preço deve ser baixo, mas se vende milho verde em eventos, o preço pode subir, pois as pessoas que estão ali só podem se alimentar naquele espaço.

Entretanto, também há situações em que o seu preço pode diminuir. Isso acontece frequentemente para conquistar novos clientes ou fidelizar os antigos. São as promoções, descontos, planos de fidelidade… Essa estratégia, apesar de não parecer, é importante para o negócio. Pois você terá clientes fiéis que sempre voltarão a sua empresa.  Caso contrário, poderá inclusive perder para o seu concorrente.

P de Pronto! Não não, ainda não acabou! Tem os outros 3 Ps!

Lembre-se: é preciso estruturar os 4Ps de forma equilibrada para a sua ação ser um sucesso!

Para conhecer os próximos, fique ligado nesse mesmo local e horário =D

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