Hoje em dia, as pequenas empresas dominam o mercado. Estão por toda parte: lojas de roupa, perfumarias, conserto de aparelhos eletrônicos, óticas … uma infinidade. E diante da correria do di -a dia, falta tempo para cuidar da gestão.

Pensando nisso, vamos te contar alguns pontos básicos para te ajudar a cuidar e gerir melhor a sua empresa! Então, vamos lá?

Gestão de pessoas

Apesar de você acreditar que a base da empresa são os clientes – não podemos negar que são muito importantes, muito mesmo – precisamos te revelar que além deles, seus funcionários são muito importantes. Sim, porque são os funcionários que fazem as coisas funcionarem.

Para gerir melhor o desempenho das pessoas que trabalham com você, o primeiro passo é definir exatamente suas funções: horários, trabalhos, rotinas, formas de trabalhar, enfim, tudo o que envolve os colaboradores. Para isso, pode ser necessário alguns dias de treinamento, assim seu funcionário irá trabalhar da forma que você espera.  

Gestão de produtos e serviços

Os produtos ou serviços são os pontos-chave da sua empresa, pois é através deles que você recebe o seu faturamento, de forma direta. E para não afetar esse ganho tão importante, é preciso atenção em alguns pontos: você sabe quantos produtos específicos para alguma coisa ou ferramentas têm no estoque? Sabe encontrá-los agora mesmo? Sabe quais estão quase acabando?

Se você respondeu “não” para algumas dessas perguntas, então está na hora de rever a organização da sua empresa.

Para te ajudar, temos um conteúdo sobre controle de estoque aqui, do Sebrae.

Gestão de processos

Os processos também são bem importantes. É tudo aquilo que permite o andamento da sua empresa e precisa ser realizado da melhor forma, assim garantirá qualidade e mais rapidez. Tudo o que queremos, não é mesmo?

Então, pense em quais são os melhores passos para uma venda, por exemplo. Como é passado para os seus funcionários? Como é o atendimento ao cliente? Como sua empresa lida com a alta demanda? Após o cliente fechar negócio, o que acontece? Quais são os dados que você pede ao seu cliente? Qual é a rotina de cada funcionário, como eles trabalham?

São diversas questões a serem respondidas e cada uma delas possui um impacto para os seus negócios. Então vale a pena dar aquela revisadinha!

Gerir a empresa não é de longe a tarefa mais fácil, muito pelo contrário. Esperamos ter te ajudado pelo menos um pouquinho nessa etapa! 🙂

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui