Para começar esse conteúdo, gostaria de fazer uma pergunta antes: você já ficou um dia inteiro sem usar a internet? Como imagino a sua resposta preparamos um conteúdo sobre como usar marketing digital para pequenas empresas. Afinal, todo mundo está na internet e sua empresa deve estar também. Mas, também não basta só estar na internet, é preciso saber usá-la ao seu favor e de maneira correta.

3 passos importantes

O primeiro você já está fazendo: – e estamos orgulhosos disso, parabéns! – está procurando por informações, buscando conhecimento. Para entender esse mundo, é preciso muito estudo e você está no caminho certo!

Outro passo importante e que engana bastante é conhecer de verdade a sua empresa e o seu público. Talvez você esteja pensando “isso eu conheço como a palma da minha mão” e torço muito para ser assim mesmo. Mas, é realmente difícil saber a fundo tudo o que acontece. O que é normal, pois é complicado conciliar toda a rotina com a gestão da empresa e do seu público. Mas, calma! Temos vários conteúdos aqui no blog que podem te ajudar nesse caminho =)

Outro fator é que, como falado nas primeiras linhas desse texto, as pessoas usam muito a internet e a sua empresa também deve estar lá. É preciso ter o que chamamos de presença online, por meio das redes sociais, site, blog, Google, Solutudo… desculpe, não podia deixar de falar de nós. Inclusive, podemos te ajudar não só através da nossa própria plataforma, mas também em todas as outras que citamos. Para saber mais, clique aqui.

Dicas de marketing digital para pequenas empresas

Vamos a algumas dicas para implementar o marketing digital nas pequenas empresas:

Segmentação de público

Como enfatizamos anteriormente, é preciso conhecer o seu público. Ou seja, saber quem compra de você. E de todas essas pessoas, quais são as prioritárias? Essa prioridade pode ser pela frequência, pelo produto ou o que mais for relevante para o seu negócio. Temos um conteúdo que te ensina como definir o seu público-alvo aqui.

Presença online

Não basta apenas ter um site ou estar nas redes sociais, é preciso ter a presença da sua marca. Como fazer isso? Através de atualizações constantes, conteúdos relevantes, informações sobre a sua empresa, interação com os seus consumidores… Também é importante que você esteja onde o seu público está, ou seja, qual rede social ele mais utiliza? Acessa pelo celular ou pelo computador? Considere esses pontos e vários outros. Assim, você irá mostrar a sua presença pra quem realmente está interessado.

Marketing de Conteúdo

Muito se ouve falar sobre ele e não é a toa. Ofereça conteúdos relevantes para os seus clientes e não somente propagandas. Isso faz com que eles parem pra ver o que você está falando, notando a sua empresa e lembrando – e por que não recomendando? – de você em algum momento. Por exemplo, se você tem uma pizzaria, pode falar sobre a história da pizza, como ela é feita em outros países, quais bebidas combinam com cada uma … enfim, vários assuntos! Aproveite a internet =)

Anúncios

Para atingir mais e mais pessoas, não tem jeito: é preciso usar os anúncios ao seu favor. O resultado orgânico (sem anúncios) é realmente interessante, mas para você alcançá-lo é preciso investir um pouco primeiro.

Analise suas métricas

A grande vantagem do marketing digital é que tudo pode ser medido. Assim, você saberá se sua estratégia está dando certo ou se está na hora de mudá-la. Aproveite que as plataformas oferecem isso tudo de forma gratuita. Temos um conteúdo sobre como ver as métricas do Facebook aqui.

Parcerias

Para o seu site ganhar relevância, atrair novos clientes e ainda gerar um bom relacionamento com outras empresas, invista em parcerias. Converse com empresas que complementem os seus produtos ou serviços e proponha uma troca de indicações, especialmente de modo online e público, como através de posts do Facebook e Instagram. Afinal, indicação é quase tudo nessa vida!

O mundo do marketing digital para as pequenas empresas não é tão fácil, pois está sempre passando por atualizações e mudando a cada dia, mas você está no caminho certo! É só ter um pouquinho de paciência, aprender mais sobre o assunto e aplicar em seu negócio que não tem erro!

E não se esqueça de contar pra gente o que está fazendo em sua empresa =)

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