Ao andar na rua, é possível ver quantas empresas do mesmo segmento estão abertas. Isso nos faz pensar que a concorrência não está para brincadeira. Então, como vencer a temida concorrência e ser destaque em seu segmento? Calma, vamos te ajudar!
Antes de mostrarmos alguns pontos para você refletir, vamos contar um segredinho nem tão segredo assim: uma maneira muito efetiva de destacar a sua empresa é através da inovação. Pois é, a famigerada inovação é capaz de realizar mudanças incríveis. Mas infelizmente não é tão fácil assim inovar. Por isso, preparamos alguns pontos para você avaliar e inserir em sua empresa!
1. Comece pelo básico
Afinal, o que você vende?
Você não precisa mudar o seu produto ou serviço para outra área, mas sim melhorá-lo. De que forma? Agregue itens que podem ser interessantes para os seus clientes. Olha só esses exemplos:
- entrega grátis
- orçamento sem compromisso/ sem cobrança
- formas de pagamento mais interessantes, por exemplo, mais parcelas, sem juros ou juros mais baixos
- possibilidade de fazer teste do produto, permitindo a troca ou devolução
- serviços à domicílio
- atendimento fora do horário comercial
- brindes especiais
Esses são só alguns exemplos para você pensar em inserir no seu negócio. Também é interessante entender o que o seu cliente deseja e o que considera importante para a compra. Sabendo isso, inovar fica bem mais fácil.
Além disso, outra forma de atrair os clientes é pro meio do preço. Você pode oferecer um preço melhor que os seus concorrentes ou oferecer promoções interessantes.
2. Ambiente
Convenhamos que a grande maioria das pessoas gostam de ambientes limpos, organizados e harmônicos, concorda? Se você possui um estabelecimento físico, deve se atentar a esses detalhes.
Manter a sua empresa sempre limpa e organizada é essencial. Além disso, especialmente se você atende seus clientes, é bem importante pensar no conforto deles. É como ir ao cinema, é tão ruim assistir 2 horas de filme sentado numa cadeira dura, pequena e que não reclina, por exemplo.
Também é legal que seja um ambiente decorado. Não precisa de muita coisa, você pode inclusive adaptar a sua decoração para cortar gastos. Indicamos o Pinterest para você buscar inspirações 🙂
3- Seu cliente é único
Todo cliente gosta de ser bem atendido, não é mesmo? E gostam ainda mais quando possuem atendimento personalizado! Mesmo você tendo possuindo clientes, é bem legal se puder personalizar esse atendimento. Veja algumas dicas para fazer isso:
- carinho especial: mande mensagens de aniversários aos seus clientes, faça campanhas com datas comemorativas que sejam interessantes além das convencionais (por exemplo, dia das mulheres), entregue cartinhas feitas à mão em casos especiais.
- atendimento: saiba o nome dos seus clientes ou ao menos os serviços/produtos adquiridos por eles. Se você tem uma academia, por exemplo, é interessante até acompanhar a presença deles na academia. Outra forma é personalizar o atendimento através dos contatos: tenha um cadastro do cliente e sempre que ele entrar em contato, você já sabe quem é.
- canais de atendimento: por falar em atendimento, também é importante estar onde os seus clientes estão, para assim atendê-los da melhor forma. Por exemplo, hoje em dia as pessoas usam muito o WhatsApp, o que motivou também as empresas a estarem lá.
- pós-venda: o pós-venda é essencial. Essa estratégia é capaz de ajudar você a entender o que os seus clientes estão pensando sobre o seu negócio, além de demonstrar essa personalização. Para saber mais, temos um conteúdo completo aqui.
4- Seus clientes precisam saber!
Para que os seus clientes saibam de tudo isso e para que você conquiste novos clientes através dessas ações, a divulgação possui um importante papel nesse momento. É claro que tem a divulgação “boca a boca” e através das visitas em sua empresa, mas se você pode ir mais longe, por que não? Então vamos lá, faça as pessoas te procurarem!
Você pode divulgar o seu negócio de algumas formas:
- Redes sociais: as queridinhas do brasileiro, também são muito usadas para encontrar empresas, possuindo boa retenção de novos clientes através de propagandas
- Meios locais convencionais: são os jornais, revistas, panfletos … não tão direcionada ao seu público-alvo, mas também pode ser uma forma interessante.
- Solutudo: não podíamos deixar de falar de nós, né! Somos uma plataforma muito acessada para buscas de empresas, ofertas, produtos e serviços, entre outros. Para conhecer melhor os nossos serviços, acesse aqui.
Agora que você já sabe por onde começar, analise tudo o que conversamos e coloque em prática. Com pequenas ações, você pode ser o destaque em seu segmento e conquistar ainda mais clientes!
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