As métricas do Facebook são ideais para entender melhor como estão as suas publicações e como anda a imagem da sua empresa. E o melhor é que você não precisa pagar nada por isso: o próprio Facebook oferece dados interessantes para você!

Bom, o primeiro passo é entender que toda ação precisa ser avaliada. E com as redes sociais não é diferente. É importante observar os resultados para entender se a estratégia utilizada é a mais adequada e assim realizar melhorias. Como já falamos em outros conteúdos, ter redes sociais empresariais é importante para a sua empresa ser encontrada e oferecer informações importantes para seus consumidores.

Para te ajudar nesse processo, criamos um passo a passo para você entender e avaliar as métricas do Facebook, a rede social mais usada no Brasil.

Mas antes de qualquer coisa, o primeiro passo é ter uma página da sua empresa e não um perfil pessoal. Além de não possuir essas métricas, o perfil não passa credibilidade e limita muitas informações relevantes para os seus usuários.

Métricas importantes

  • Orgânico x Pago:  As redes sociais permitem que você tenha melhores resultados através de investimentos pagos, realizados através do Facebook Ads. O que não é pago, é orgânico. Assim, é importante ressaltar que as ações orgânicas, ao apresentarem bons resultados, são sempre melhores.
  • Alcance: é o número de pessoas que viram suas publicações em um período de tempo. Por exemplo, um post que teve 342 de alcance, significa que 342 pessoas viram essa publicação. Quando falamos em “ver”, não pode-se afirmar que a pessoa leu, mas que chegou no feed dela.
  • Engajamento: é a interação das pessoas com a publicação, através dos cliques, curtidas, reações, comentários e compartilhamentos. É importante apontar que há uma ordem de importância dessas ações. A ordem crescente desses pesos é: cliques, curtidas (likes), reações (são aquelas outras opções de curtir: amei, haha, uau, triste ou grr), comentários e compartilhamentos.
  • Visualizações: é o número de vezes que a sua página foi vista por usuários, em um período de tempo.
  • Prévia da página: número de vezes que foi passado o mouse pelo nome ou foto do perfil da página, ou seja, o usuário gostaria de saber uma prévia sobre o que a sua página.
  • Curtidas x Seguidores: a opção “curtir” é como aceitar uma amizade e “seguir” é acompanhar o que acontece, sendo uma permissão para que as publicações da página apareçam no feed do seguidor. Ao curtir uma página, automaticamente também passa a segui-la. Porém, é possível desabilitar o “seguir” para não ver as publicações, mantendo a curtida. O contrário também é válido, é possível apenas seguir uma página e assim ver suas publicações, sem curtir.

Passo a passo

Agora que você já sabe as métricas mais importantes, vamos ao segundo passo: analisar! Para isso, preparamos um passo a passo para você encontrar essas métricas em sua página do Facebook.

Ao acessar sua página, a barra acima possui o campo “Informações”. É nesse local que você encontra a maioria dos dados que precisa.

Assim que você clicar, irá cair em uma página com dados gerais da sua conta e uma barra lateral com diversas categorias.

Visão Geral

Essa “Visão Geral” mostra os dados referentes ao período que você selecionar, sendo possível períodos fechados com o máximo dos últimos 28 dias.

Abaixo dos seus dados, terá uma porcentagem: verdinha e com setinha para cima simbolizando crescimento ou vermelha e setinha para baixo demonstrando queda. Essas porcentagens são referentes ao mesmo período de tempo anterior, fazendo essa comparação de crescimento ou queda com o período selecionado.

Além disso, sempre que esquecer ou ficar na dúvida sobre alguma métrica, o Facebook possui um item explicando do que se trata. É esse símbolo cinza com a letra “i”.

Alcance

Para ver o alcance das suas publicações, basta continuar em “Informações” e clicar em “Alcance” na barra lateral esquerda. Aqui, você pode ver o alcance que cada publicação teve e assim avaliar o que há em comum para atingir esse resultado, como por exemplo, horário e tipo de conteúdo.

Ao passar o mouse pelo gráfico, você pode ver o número exato do alcance e a data da publicação.

Publicações

Para avaliar os detalhes das suas publicações, na mesma barra lateral à esquerda vá para a categoria “Publicações”. O primeiro gráfico mostra os horários que possuem maior alcance.

Abaixo, há uma lista das suas publicações com os dados mais relevantes:

  • número do alcance (barrinha laranja)
  • envolvimento: cliques (barrinha azul) e reações/comentários/compartilhamentos (barrinha rosa).

Para avaliar melhor os cliques nas publicações, além de horário e alcance, acesse a categoria “Ferramentas de publicação” na aba “Mais”.

Anúncios

Da mesma forma, para acessar a sua conta de anúncios ao investir no Facebook Ads, entre na mesma aba “Mais” e depois “Central de Anúncios”.

Bônus: para saber as características do seu público, como gênero,  idade e cidade, acesse a categoria “Pessoas” na barra lateral. Assim poderá direcionar suas publicações de forma mais efetiva.

Dicas gerais:

  • Ao analisar um dado, tente relacionar com outro para entender o que traz melhores resultados. Por exemplo, ao olhar os maiores alcances, avalie os horários das publicações, conteúdos, formatos, etc;
  • Faça testes para sempre melhorar os seus resultados: teste horários, dias de publicação, tamanho de texto, formato de mídia (imagem, vídeo, infográfico, gráfico, etc), entre outros;
  • Faça relatórios para não perder esses dados: podem ser simples, como planilhas ou até prints das telas.

Então, agora que você sabe como avaliar o desempenho da sua página no Facebook, coloque nossos passos e dicas em prática e avalie o que é melhor para a sua empresa.

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