O mundo está cada dia mais digital. Quem diria, há poucas décadas, que você andaria por aí com um aparelhinho capaz de fazer fotos e vídeos? E que esse aparelhinho seria conectado à internet além de ainda fazer ligações? – sim, smartphones também fazem chamadas.

Como já comentamos aqui no blog, ter sua empresa na internet deixou de ser um diferencial há anos. Hoje a presença digital das marcas é uma realidade… ou, melhor: uma necessidade!

Talvez você se pergunte: “Mas meu negócio não é digital, preciso mesmo estar na internet?”. Bom, se você ainda tem essa dúvida, confira 4 motivos para você acreditar que a web já é uma realidade do seu negócio!

1. Todo mundo está online, inclusive você

Você pode até não comprar nada pela internet, mas com certeza já pesquisou sobre uma empresa que não conhecia. Ou pediu recomendações sobre um restaurante novo na cidade, ou, simplesmente, usou a rede para buscar o contato de alguma loja.

Talvez, nesses momentos, você tenha se deparado com reclamações sobre serviços mal prestados ou produtos com defeito. Quem sabe você não viu uma indicação espontânea, que um amigo fez sobre aquela padaria do outro lado da cidade?

Agora, vamos pensar… Não ter uma página no Facebook, por exemplo, não impede que as pessoas falem – bem ou não – sobre a sua empresa por lá, concorda?

Entender que o mundo já é conectado é o primeiro passo para saber que, mesmo que você não venda aplicativos, seu público está na internet. Então sua empresa também deveria estar!

2. Você já faz negócios na internet!

No nosso dia a dia, já estamos acostumados com a presença digital. Temos celulares potentes, usamos e-mails, conversamos por aplicativos de mensagens, seguimos empresas e pessoas que admiramos, compartilhamos notícias e lemos textos em blogs.

Tudo isso faz parte de um contexto bem maior. Se você se comunica com os seus clientes por Whatsapp, se procura por fornecedores no Facebook e confirma pedidos por e-mail: você já está fazendo negócios na internet.

Ter e administrar bem uma página nas redes sociais, divulgar sua marca no Google e criar conteúdo para seus seguidores pode te ajudar a fechar ainda mais negócios online.

3. Todas as mídias estão mudando

Com toda essa transformação, as mídias tradicionais também tiveram que evoluir. Canais de Tv, jornais impressos e emissoras de rádio estão se reinventando para manterem-se relevantes!

Com a quantidade de serviços on-demand e de streaming disponíveis gratuitamente, ou a custos baixos, na internet – como Youtube, Spotify e Netflix – o conteúdo e o formato das mídias tradicionais vem mudando gradualmente.

Certamente isso significa que publicidade e propaganda estão ficando – muito – diferentes e digitais. Até mesmo formatos de divulgação locais (as chamadas mídias diretivas) estão se adaptando e se tornando cada vez mais próximas do ambiente online para não perderem relevância.

Mas, fique tranquilo, as mídias tradicionais não vão morrer tão cedo, apenas vão precisar se adaptar para conseguirem atender o novo consumidor. Alerta de spoiler! Sim, há um novo consumidor por aí!

4. O seu consumidor já mudou

Se o mundo mudou, imagine quanto o consumidor está diferente também? Se você trabalha com atendimento ao público, certamente já percebeu essa diferença.

Acostumadas com todas as facilidades que a vida digital traz, as pessoas estão mais impacientes. Nunca tivemos tanta informação disponível com tanta rapidez. O acesso a diferentes tipos de canais é cada vez mais comum – principalmente entre os mais jovens. A forma como compramos mudou, não é mais a mesma de 10 ou 20 anos atrás.

Se há 20 anos, o cliente tinha que ir à sua empresa para saber das novidades, hoje ele pode acessar sua marca por Whatsapp, Messenger, Instagram, Site, Facebook, Linkedin, em uma mídia diretiva on-line, em um Market Place, no Google… Ufa. Se der tempo, ele ainda dá uma passadinha na sua loja para fazer check-in. E, sim, ele acessa tudo isso de graça.

Quer dizer, então, que o cliente é multicanais? Bom, um pouco mais que isso. Na verdade, temos um nome chique para esse consumidor: Omnichanell. Isso significa que, não somente ele está em todos os canais, mas em todos eles ao mesmo tempo!

Se você se pergunta “Então, onde eu vou atender meu cliente?”, nós temos a resposta: onde ele quiser.

Custo, benefício e precisão

A boa notícia é que pode ser muito barato para a sua empresa comunicar, relacionar e vender para esse consumidor tão conectado.

O custo benefício do destaque digital, em comparação com ações tradicionais de divulgação de marca, é muito positivo! Além disso, os cálculos de retorno do investimento são mais precisos e o alcance é muito maior com muito menos dinheiro investido.

Agora que você já se convenceu que estar na internet não é mais uma opção, continue no nosso blog e veja mais dicas para destacar sua marca no mundo online!

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