O termo Marketing Digital é muito falado por aí. Mas afinal, você sabe exatamente o que significa? E melhor, conhece as vantagens que essa estratégia pode trazer para o seu negócio?

É sobre isso que vamos falar hoje. Então, vamos lá?

O que é o Marketing Digital?

Conforme o especialista em Marketing Digital, Vitor Peçanha, podemos definir como “o conjunto de atividades que uma empresa (ou pessoa) executa online com o objetivo de atrair novos negócios, criar relacionamentos e desenvolver uma identidade de marca.”

Assim, o marketing digital auxilia no processo de promover essa marca ou empresa, através da comunicação.  

Sua importância acontece devido ao comportamento atual das pessoas: estão sempre conectadas, independente de onde estiverem. Dessa forma, o modo de fazer o marketing acabou mudando com o tempo. Para entender melhor sobre a trajetória da evolução do Marketing, leia esse post.

Marketing Digital X Marketing Tradicional

O Marketing Tradicional você conhece há tempos. Acontece de modo offline e é representado por outdoors, panfletos, anúncios em meios impressos (jornais, revistas) ou audiovisuais (rádio, carro de som, televisão).

Entretanto, o Marketing Digital atua apenas por meios digitais. Através de redes sociais, espaços de mídia display (os famosos banners), e-mail, aplicativos, entre outros.

Vantagens do Marketing Digital

Mas vamos ao que interessa: o Digital possui uma vantagem que faz toda a diferença! É muito mais fácil saber sua efetividade e realizar ações mais certeiras.

Mas como isso acontece? Porque ele pode ser medido, através do fornecimento de dados. Através disso, é possível averiguar o comportamento das pessoas, o retorno sobre o investimento, entender o seu público. Assim, fica muito fácil adequar a estratégia conforme o público.

Vamos a algumas vantagens:

Mensurável

Sim, essa é uma das melhores vantagens do Marketing Digital. Através desses dados, é possível saber quem compra de você, entender seu comportamento, como se comunicam, o que consideram mais importante em um produto e por aí vai. Ou seja, muitas e muitas informações.

Interação

Através da interação, é possível entender o que o seu público deseja, o que está achando da sua empresa, o que considera importante, entre outras valiosas informações.  Mas como ver isso? Através de comentários, compartilhamentos, curtidas e das métricas disponíveis pelas redes sociais.

Você sabia? O Facebook e o Instagram possuem uma área específica que te mostra o horário que seus seguidores estão online, qual a faixa etária, região geográfica, entre muitas outras informações interessantes. Corre lá para ver!

Visibilidade

A grande maioria das pessoas está online. Isso é fato e podemos notar em nosso dia a dia mesmo: só olhar para o lado e perceber que todo mundo está com um celular em mãos, mas dificilmente estão fazendo ligações. Participando desse meio, você estará onde todo mundo está!

Vale ressaltar que apesar das mudanças atuais, o Marketing Tradicional ainda tem o seu espaço e pode ser mais efetivo que o Marketing Digital. Tudo varia conforme o seu público! 🙂

Ok, mas como fazer tudo isso? Existem algumas ferramentas que te ajudam nesse processo. Vamos conferir!

Quais são suas principais ferramentas?

  • Imagem: edição e criação de artes, essenciais para divulgação. Canva, Photoshop e PhotoScape.
  • Video: edição de vídeos . Moviemaker, Premiere e Wevideo.
  • Automação e-mail: disparo de e-mails conforme sua escolha, de modo automático. Mailchimp.
  • Palavras-chave: principais palavras-chave para ajudar a sua empresa a ser encontrada em buscas. Ubbersuggest.
  • Redes sociais: automatização de publicações.  mLabs, Etus.
  • Gestão de tarefas: ideal para organizar tarefas internas da empresa. Trello, Google  agenda.

Por fim, não se esqueça: esteja sempre antenado!

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