Como já vimos aqui no nosso blog, estratégia é a chave do sucesso. Isso significa que precisamos sempre rever e aprimorar nossos planejamentos para alavancar resultados, certo?

Mas, você pode estar pensando: “ok, mas o que eu posso fazer para melhorar minha estratégia?” Calma… nós te ajudamos! Veja a seguir, 4 itens que você não pode esquecer de estudar na hora de montar sua Estratégia!

1- Mapeamento do Público-alvo

Você sabe que precisa analisar bem seu mercado para saber o que há de novo e quais são as estratégias dos seus concorrentes. Mas, tão importante quanto conhecer seu segmento é saber tudo sobre seus clientes.

Para uma empresa oferecer atendimento de qualidade e maximizar vendas, entender o comportamento do consumidor é essencial! Estudar seu público e como ele se comporta – on-line ou dentro da sua loja – é um trabalho importante que deve ser feito constantemente.

Aos poucos, você pode implantar pesquisas de mercado e opinião na sua empresa, mas vamos com calma. Uma boa forma de começar é identificando papéis de compra. Quem compra? Quem influencia a compra? Quem de fato usa o produto? Sim, isso faz toda diferença!

Entendendo isso, você pode definir a melhor abordagem para cada um deles em cada canal.

Canal?

 2- Canais de Venda

Já lembrou de um produto – e acabou comprando – só porque passou por uma pirâmide de caixas empilhada? Então, temos uma notícia para te dar: você foi atingido por uma ativação de canal! Sim, essa é uma ação simples, mas estratégica e eficiente para melhorar as vendas em um canal. No caso o Ponto de Venda (vamos chama-lo aqui de PDV, ok?).

Canal de vendas é todo lugar – físico ou digital – por onde a sua empresa vende ou se relaciona com seu público. Sites de compras, a loja de um distribuidor, o seu call center, supermercados, consultórios e até as redes sociais… São todos pontos de contato com a sua marca e, por isso mesmo, merecem uma estratégia dedicada – e com nome próprio: Trade Marketing.

Se você tem uma loja no varejo, por exemplo, muito provavelmente, a maior parte das suas vendas acontece no PDV. Quando você pensa nisso, “arrumar a sua loja” passa a ter outro significado, não é mesmo?

Nesse caso, uma dica é pensar bem na exposição dos produtos e na comodidade do seu espaço, além das oportunidades de comunicar promoções e informações importantes ao seu cliente durante a compra!

3- Métricas

Sim, métricas: elas são muito importantes! Já ouviu o ditado “o que não se mede, não se gerencia”? Pois é, a frase é de William Deming – guru da administração de empresas – mas você pode aplicar na sua empresa, sem problemas.

Sua empresa, com certeza, já tem vários indicadores e o número de vendas provavelmente é o principal deles na área comercial, certo? Mas nem só de entradas vive o comercial! Você pode estar deixando escapar informações importantes se olhar apenas para esse número.

Medir a Perda de Clientes – conhecida como Churn – pode ser uma forma de entender onde você está errando no relacionamento com seus clientes atuais, por exemplo. Número de Oportunidades Abertas (e não convertidas em vendas), Tempo de Resposta ao Cliente e Taxa de Retornos. Esses são dados que ajudam muito na sua estratégia e na hora de treinar sua equipe.

4- Redes Sociais

A internet já não é mais uma novidade há muito tempo, concorda? A presença nas mídias sociais não é mais um diferencial, é uma necessidade básica. Sua empresa ainda não tem uma página na web? Melhor se apressar, porque muitos benefícios vêm com a presença digital!

A principal vantagem é ampliar o alcance da sua marca, atingindo e engajando mais pessoas.  “Mas eu tenho um pequeno negócio local, não preciso que o mundo todo veja meu produto”. Bom, seus clientes – e concorrentes – estão todos na internet, deixar de marcar presença parece não ser uma boa ideia, não acha?

Não é suficiente para te convencer? Lembre-se que a maioria das plataformas digitais possibilita falar com seu público em tempo real – que tal ver suas promoções darem muito mais resultado?

Plataformas digitais apresentam métricas importantes – e bem exatas – sobre a sua marca, facilitam o estudo do seu consumidor e são excelentes canais de relacionamento. Quando bem administradas, as redes sociais podem trazer resultados incríveis nas suas vendas! E então, o que está esperando?

Pronto pra começar?

Muito bem, agora você tem mais algumas informações e pode começar a montar seu planejamento para colocar seu crescimento em prática! Mas não pare de se informar, esse é só o começo!

Com o mercado cada dia mais competitivo, é fundamental integrar estratégias diversas e uma forma muito eficaz de definir ações para alcançar seus objetivos é montando um Plano de Marketing. Não sabe como? Sem problemas, nós te ajudamos!

Baixe gratuitamente nosso Guia Básico de Marketing para Negócios Locais com o que você não pode esquecer na hora de criar o seu 1º Plano de Marketing e dê forma à sua estratégia!

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