Bauru possui diversas belezas, patrimônios, personalidades de destaque e motivos para ser conhecida pelo Brasil inteiro. Mas também há algo na nossa cidade fora do comum: a quantidade de histórias curiosas e excêntricas! Do roubo do Bauruzinho ao noivo pelado em fuga, foi desse aspecto que nasceu a alcunha de Springfield Brasileira. E, nesse mês de agosto, um causo também muito pitoresco que aconteceu na Cidade Sem Limites completa 45 anos: a explosão na Avenida Nações Unidas.

Visita presidencial cercada por mistérios

Naquela sexta-feira, dia 13 de agosto de 1976, os holofotes já estavam voltados para Bauru por conta da visita do então presidente Ernesto Geisel. A agenda do político começou com seu desembarque no Aeroclube.

Depois houve uma passagem pela Praça Rui Barbosa, uma caminhada pela Batista de Carvalho e uma reunião com prefeitos de toda a região no Automóvel Clube. Já de partida para seu próximo destino, a comitiva do mandatário passou pela Rodrigues Alves e pela Avenida Nações Unidas, duas das principais da cidade. A próxima parada era Jaú!

E, minutos depois… um barulho, o céu preto, muita poeira e pessoas assustadas – e também curiosas. O que estava acontecendo? Um atentado ao presidente? Naquele momento de dúvida, foi o que muitos pensaram.

Qual a causa da explosão?

Os relatos da época incluem casas tremendo, árvores no chão, jornalistas tentando registrar os acontecimentos e pessoas alvoroçadas nos arredores. E a pergunta que cercou o acontecimento misterioso foi a origem da explosão.

O fato que ganhou as manchetes do Brasil não foi planejado contra o político em plena ditadura militar. Na verdade, as autoridades descobriram que um caminhão com 20 mil litros de gasolina bateu em um carro na Alameda Otávio Pinheiro Brisolla e depois tombou. Dessa forma, o combustível vazou, entrou pela boca de lobo, chegou na tubulação responsável por levar água pluvial a Nuno de Assis e passou pela Avenida Nações Unidas.

Assim, a real causa da explosão deu muito o que falar, mas a explicação dos peritos é a do vazamento de combustível. O que aconteceu em um dia quente na cidade, mas, além do calor, alguns também falam que um cigarro pode ter gerado o acidente.

Fato é que Geisel voltou para Bauru, afinal, ele tinha um avião para pegar, e ainda liberou uma verba para a reconstrução da Nações, para a qual voltou no ano seguinte no evento de reinauguração.

LEIA TAMBÉM


Quer ficar por dentro de todo o conteúdo da Solutudo Bauru? É só seguir a gente no Instagram e curtir nossa página no Facebook!

Gostou desse conteúdo? Então deixe seu comentário no campo abaixo!

E se você conhece alguma história de Bauru e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo nosso WhatsApp.

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui