Provavelmente você já ouviu falar sobre a importância de apoiar os estabelecimentos da cidade e comprar em Bauru nesse período em que todos estão em dificuldade por causa da pandemia de Covid-19. Mas você sabe por quais motivos a valorização e o apoio ao comércio local são relevantes? De que forma você e a cidade são beneficiados? O economista bauruense Ricardo Rocha explica por qual razão você deveria pensar melhor nas suas escolhas de consumo.

Cenário de crise

De acordo com Ricardo, a pandemia gerou um impacto econômico muito significativo no mundo todo, principalmente para as economias regionais. Isso porque a diminuição de pessoas na ruas e nos comércios afetou a renda de muitos empreendimentos, o que fez com que empresas encerrassem suas atividades ou diminuíssem o quadro de colaboradores.

Além disso, diversos estabelecimentos precisaram ficar fechados por causa das medidas de distanciamento social necessárias nesse período.

Mundo conectado

É justamente nesse contexto em que os consumidores evitam o contato nos lugares que temos um ponto crucial dos tempos atuais: a presença online. “O comércio eletrônico acelerou muito. Pessoas estão comprando cada vez mais por meio do e-commerce”, explica Ricardo.

Assim, segundo o economista, pensando em economia local, um produto que pode ser comprado pela internet em grandes lojas estará gerando renda fora da cidade. Para ele, nesses casos, incentivar o consumo de produtos locais e comprar em Bauru significa garantia do dinheiro permanecer no município, o que mantém empregos e empresas abertas.

Dessa forma, é perceptível a importância de ações dos dois lados: as empresas devem estar na internet para divulgar produtos, serviços e até mesmo para fornecer atendimento à distância, e os consumidores precisam privilegiar os comerciantes locais mesmo em suas buscas e compras online.

“Os ganhos, no curto prazo, são circulação de dinheiro na cidade, manutenção de empresas e empregos. No longo prazo, pode dar mais fôlego para as empresas e economia local se fortalecerem para passar a crise”, afirma Ricardo Rocha.

Com isso, basta pensar: são os comerciantes locais que movimentam Bauru, que contribuem para o desenvolvimento da cidade, dos bairros e da comunidade. São pessoas que você, provavelmente, conhece. Quanto mais fortalecidos os pequenos estabelecimentos, mais oportunidades, mais distribuição de renda e até mesmo mais preços competitivos serão possíveis.

“Apoiar o comércio local é fazer com que as empresas se reestruturem e se fortaleçam, mantendo emprego, renda e consumo ativo”.

Ricardo Rocha, economista bauruense.

Comprar em Bauru

Existem diversas formas de privilegiar o comércio local mesmo nas compras online. Hoje em dia, há possibilidade de retirada de produtos que foram encomendados por telefone ou por aplicativos de mensagem, os sistemas de drive-thru e de delivery (que não são feitos apenas por restaurante). Há, inclusive, estratégias que possibilitam o pagamento sem contato.

Acompanhar as novidades e interagir pelas redes sociais também são maneiras de se manter informado e de ajudar a aumentar a relevância da empresa nesse universo, além de contribuir para que mais pessoas conheçam o negócio em questão.

LEIA TAMBÉM


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo!

E se você conhece alguma história de Bauru e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail sugestao.pauta@solutudo.com.br ou pelo nosso WhatsApp.

Curta as páginas da Solutudo Bauru nas redes sociais!

5/5 - (2 votes)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui