Quem tem família ou amigos de fora de Bauru e vai receber visita, pode muitas vezes parar e pensar onde ir e o que fazer com a visita na cidade sem limites? Te ajudamos! Confira abaixo a parte 1 com as nossas dicas:

Bauru - Selo de Certificação
Selo de certificação do Bauru

Comer o famoso sanduíche Bauru

O clássico sanduíche que leva o nome da nossa cidade nasceu em 1937 da fome de um aluno da Faculdade de Direito do Largo São Francisco, Casimiro Pinto Neto, cujo apelido era “Bauru”.

O bauru é considerado patrimônio cultural imaterial do Estado e a receita deve ser seguida criteriosamente para os estabelecimentos que quiserem ter o selo de Certificação do Sanduíche Bauru. O selo garante a tradição, preserva a identidade e valoriza a iniciativa dos empresários do setor.

Os restaurantes que possuem este selo são: Skinão Lanches, Bar Aeroporto e Flipper Lanches.

Visitar o Zoológico

O Zoológico de Bauru foi inaugurado em 1980 e é considerado um dos melhores do Brasil. Possui 700 animais, de 170 espécies diferentes, entre aves, répteis, peixes e mamíferos.

O Zoo está aberto a visitação de segunda a sexta-feira, das 08h às 16h e de sábado, domingo e feriado das 08h às 17h, com algumas regras a serem cumpridas pelos visitantes. Confira todas na página do Facebook do Zoo.

Ir ao Museu Ferroviário

selfiepoint museu ferroviário bauru
Selfiepoint do Museu Ferroviário de Bauru. Imagem: Reprodução/Facebook Museu Ferroviário de Bauru

Museu Ferroviário de Bauru é uma verdadeira viagem no tempo, pois além de ficar bem ao lado da estação, ele conta com um enorme acervo de itens do acervo ferroviário da época em perfeito estado de conservação, incluindo uma locomotiva a vapor.

Aqui já contamos um pouco da história da ferrovia em Bauru. A visita ao museu normalmente ocorre de terça a sexta-feira, das 08h30 às 12h e das 13h às 17h e os sábados das 08h30 às 13h30. A entrada é gratuita e as visitas mediadas com grupos podem ser agendadas através do telefone (14) 3212-8262.

Durante a pandemia, infelizmente, o museu está fechado para visitação, mas ainda é possível acompanhar um pouco mais sobre o museu através da página do Facebook.

Conhecer o Jardim Botânico

Inaugurado em 1994, o Jardim Botânico Municipal de Bauru possui uma área de 321,71 hectares. Predominado pelo Cerrado, o local possui trilhas, coleções de plantas como orquídeas, samambaias, bromélias, plantas aquáticas, além da vasta área verde. Também é possível ter uma visão incrível da reserva de vegetação nativa do Jardim Botânico a partir de um mirante, inaugurado em dezembro de 2019.

A visitação é aberta ao público todos os dias, das 08h às 16h, inclusive sábados, domingos e feriados e a entrada é gratuita. Todas as informações sobre os procedimentos durante a pandemia estão no Facebook do Jardim Botânico.

Experimentar um churros inusitado

churros-oba-oba-Bauru
Na foto, Leandro que é filho do Seu Benê junto com Rita Cadillac e o churros que leva seu nome. Foto: Arquivo pessoal

Bauru também é famosa pelos churros. Sim, pelos churros, mas não os da Dona Florinda! São os Churros Oba-Oba que levaram o nome da nossa cidade com essa tradicional sobremesa.

Há 24 anos em Bauru, o local conta com mais de 60 opções de sabor e o que chama mais a atenção além das combinações inusitadas, são os nomes dos churros. Um dos mais recentes lançamentos é o Rita Cadillac, chamado MargueRita que tem como ingredientes queijo muçarela, catupiry, tomate e manjericão. Não dá pra deixar de levar o pessoal de fora lá!

Já contamos um pouco da história do seu Benê e do Churros Oba-Oba AQUI, dá uma olhada.

Conhecer o Aeroclube

Bauru Planador aeroclube
Planador ASW 20 – PT-PJD. Foto: Aeroclube de Bauru

Que Bauru é a capital Nacional do Voo a Vela todo mundo já sabe, né? O Aeroclube de Bauru ocupa um lugar de relevante importância no processo da aviação nacional devido a sua grande contribuição para o desenvolvimento dessa área. O Voo a Vela é praticado em Bauru desde 1942, introduzido pelo imigrante alemão Hendrich Kurt.

É possível fazer um voo panorâmico pela cidade com avião ou planador. O voo pode ser realizado diariamente entre 8h e 18h. Para curtir um programão como esse, basta se dirigir até a secretaria do aeroclube ou fazer um agendamento prévio para os horários mais concorridos, como é o caso das 17h. No avião o voo comporta até três passageiros e no planador, apenas uma pessoa junto com o piloto.

Atualmente, devido a pandemia da Covid-19, todos os passageiros devem fazer uso de máscara e os aviões contam com uma higienização reforçada entre cada voo.

Além do voo panorâmico pela nossa Bauru Maravilhosa, tem opção pra quem não gosta muito das alturas. É possível visitar as instalações do aeroclube, inclusive os hangares.

Mais informações e agendamentos podem ser feitos direto na secretaria ou através do WhatsApp (14) 99875-2494.

Tem bastante coisa na nossa cidade, né? Não deixe de conferir a parte 2 que vem em breve! Se você tiver alguma sugestão de local, conta pra gente!


Confira esse e outros locais da cidade no site da Solutudo Bauru!

Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana de Bauru e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail sugestao.pauta@solutudo.com.br ou pelo nosso WhatsApp.

5/5 - (6 votes)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui