Nossa cidade é cheia de mulheres incríveis!

Pensando nisso, durante o Mês da Mulher, contaremos a história de algumas bauruenses que venceram o machismo para seguirem seus sonhos.

É o caso de Alessandra Godeguezi (42), que há 20 anos trabalha como motorista profissional e é apaixonada pela vida atrás do volante.

grandes veículos
Alessandra trabalha atualmente como motorista de van em uma empresa de transportes. Foto: arquivo pessoal

Paixão por veículos grandes

“Essa paixão vem de gerações da minha família. Meu avô e meu pai são caminhoneiros e minha mãe também é motorista profissional. Ela é minha maior inspiração”, conta orgulhosa.

Desde pequena, gostava de ver os pais e avô dirigindo carretas e ficava encantada. O tempo passou e Alessandra tirou a habilitação para auxiliar a mãe no transporte escolar e poder ajudar a família dirigindo outros veículos grandes.

Meu avô me dava muitas dicas e aulas de mecânica e acreditava muito em mim. Ele dizia que eu deveria saber trabalhar com todos os veículos, sendo 0 quilômetro ou muito velho. Ele me incentivava e dizia que sabia eu estava pronta para assumir essa responsabilidade que é carregar vidas

Atualmente, a motorista dirige uma Renault Master de 16 passageiros, levando-os para viagens, eventos e outros locais solicitados. Porém, adora estar no volante de qualquer veículo de grande porte.

grandes veículos
Alessandra gosta da sensação de dirigir veículos altos, pesados e desafiadores. Foto: Arquivo pessoal

Já dirigi ônibus, van, caminhão e outros veículos. Cada um tem suas manhas e desafios. Cheguei a dirigir veículos pesados sem direção hidráulica, ou seja, tive que usar minha própria força na direção e foi uma ótima experiência. Não importa qual transporte eu tenha em mãos, darei meu melhor

Qualificada em transporte escolar, coletivo e motorista socorrista, a bauruense conta que, devido à grande presença masculina na área, ainda há muito preconceito em muitas empresas, principalmente para atuar como motorista de ambulâncias.

Persistência

“Assim que peguei minha primeira habilitação, nunca mais parei e estou sempre me atualizando para ser uma profissional de qualidade. Não foi fácil chegar até aqui, mas eu não desisto do que amo fazer. As dificuldades me motivam a lutar pelo meu lugar“, conta.

Felizmente, há muitas pessoas que acreditam e confiam no potencial feminino para desenvolver qualquer função.

Cléber, marido de Alessandra, caminhoneiro, diz ter muito orgulho da profissão da esposa. O casal frequenta encontros de caminhoneiros juntos e impressiona pela cumplicidade e união.

grandes veículos
Cléber e Alessandra em um encontro do grupo GEB (Grupo Elite Bauruense), que reúne amantes de veículos de grande porte e realiza eventos beneficentes. Foto: Arquivo pessoal

Segundo a motorista, os colegas de profissão também a respeitam muito. Por outro lado, já passou por situações bastante desagradáveis com passageiros.

Uma vez, eu ia viajar de van com 15 passageiros. Quando viu que eu era a motorista, um passageiro se negou a ir por eu ser mulher. Falou que eu não tinha capacidade para trabalhar com veículos grandes. Desliguei a van, abri a porta para ele e confirmei se realmente queria desembarcar. Ele desceu esbravejando. No fim, embarquei com todos os outros passageiros, que ficaram indignados. Fizemos uma ótima viagem!

Apesar de situações de machismo e preconceito, Alessandra não desiste de fazer o que ama e busca se tornar cada dia melhor em sua profissão.

Para as mulheres que temem seguir seus sonhos, ela deixa uma mensagem inspiradora:

Mulheres, por favor, não deixem que ninguém as desvalorize. A gente tem mais é que erguer a cabeça e mostrar do que somos capazes. Afinal, lugar de mulher é onde ela quiser!

finaliza esperançosa.

Viu só como nossa cidade tem mulheres incríveis?

Vamos valorizar as profissionais locais e respeita-las!


Confira essa e outras histórias de Bauru no site da Solutudo Bauru!

Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana de Bauru e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail sugestao.pauta@solutudo.com.br ou pelo nosso WhatsApp.

2 COMENTÁRIOS

  1. Alessandra é uma ótima profissional e ótima colega de trabalho, atrás do volante tem a desenvoltura que muitos homens não tem!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui