Sophia Ferreira Dela Coleta tem 17 anos, está na Associação Bauruense de Desportes Aquáticos (ABDA) desde os 9 e é considerada pelo seu técnico, Douglas Gonçalves, um “espelho para as meninas mais novas”: “Primeira da natação da ABDA a ir para um Mundial da Federação Internacional de Natação (FINA), um grande exemplo para todos os nossos atletas”, declara.

A jovem nadadora foi convocada pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) à seleção brasileira junior após a seletiva no Troféu Brasil, no Parque Aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro. “O critério foi o de melhor tempo no ranking mundial de 2021, dentro a idade permitida de 14 a 17 anos. Conseguimos chegar em um tempo bem próximo do que tínhamos planejado nos treinamentos, fazendo a marca de 2min04seg60 na prova dos 200m livre“, explica o técnico da equipe adulta de natação da ABDA.

Primeira atleta da natação da ABDA a ir para um Mundial da Federação Internacional de Natação (FINA), um grande exemplo para todos os nossos atletas. ela já era um espelho para as meninas mais novas, agora tem fãs, e com um bom motivo.

Douglas Gonçalves, técnico da equipe adulta de natação da Associação Bauruense de Deportes Aquáticos (ABDA) sobre a nadadora Sophia Coleta
Atleta da ABDA, Sophia Coleta é convocada para a seleção brasileira e disputará Mundial de natação
Sophia Coleta com os técnicos Douglas Gonçalves, Yuri Horta, Thaís Moretto e o preparador físico Victor Dutra (Foto: Divulgação)

A convocação garante à Sophia uma vaga no 8º Campeonato Mundial Junior de Natação da FINA, torneio que seria disputado em Kazan, na Rússia. No entanto, por conta da guerra na Ucrânia, ainda está sem local definido.

Douglas Gonçalves conta que Sophia está muito empolgada para a participação na competição. “Vamos nos preparar ainda mais para o Mundial para que ela chegue mais forte neste evento”, reforça o técnico.  

Carreira promissora

A nadadora da ABDA pode se classificar para outra uma competição internacional em 2022. Representante da seleção escolar do Estado de São Paulo, foi a Aracaju, no Sergipe, para a seletiva da Gymnasiade, competição escolar que recebe atletas de diversos países do mundo.

Com a vitória de Sophia na prova dos 200m livre, o 3º lugar nos 50m livre e o 4º nos 100m livre, a expectativa da convocação para a seleção brasileira é grande.

A atleta, nesses quase dez anos de ABDA, acumula centenas de medalhas e conquistas de campeonatos como Brasileiro, Paulista e Sul-Americano.

Sobre a ABDA

A Associação Bauruense de Desportos Aquáticos (ABDA) atende, segundo os dados oficiais oferecidos pelo projeto, mais de 7.600 atletas, entre crianças e adolescentes, sendo que cerca de 5.600 estão em Bauru e mais de 2.100 na cidade do Rio de Janeiro.

Além da natação, o trabalho realizado na ABDA é voltado ao atletismo. Sendo assim, é  é afiliada à Federação Aquática Paulista (FAP), à Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), à Federação Paulista de Atletismo (FPA) e à Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).

A iniciativa tem como foco a promoção da inclusão social por meio do esporte.

LEIA TAMBÉM


Quer ficar por dentro de todo o conteúdo da Solutudo Bauru? É só seguir a gente no Instagram e curtir nossa página no Facebook!

Gostou dessa notícia? Então deixe seu comentário no campo abaixo!

E se você conhece alguma história de Bauru e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo nosso WhatsApp.

5/5 - (1 vote)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui