E se o seu sonho de infância se tornasse sua profissão? Foi o que aconteceu com Daniel Ferreira do Nascimento, atleta da Associação Bauruense de Desportos Aquáticos (ABDA).
Natural de Paraguaçu Paulista, deixou a casa da mãe aos 14 anos para seguir seu grande sonho: tornar-se atleta profissional.
Hoje, aos 21, tem na bagagem títulos como a Copa Brasil de Cross Country, Meia Maratona Internacional de São Paulo e melhor brasileiro na São Silvestre em 2019, além de diversos recordes nacionais e internacionais.

Quase jogador de futebol
Quem vê Daniel correndo, nem imagina, mas por pouco ele não foi parar em outra modalidade.
“Eu sempre fui fissurado por esportes e lá na minha cidade jogava muito futebol quando criança, era volante lateral. Um dia, o técnico me viu correndo e falou que me daria bem no atletismo”, relembra.
Seguindo o conselho do técnico, em 2013, começou a treinar com o casal Evandro e Regiane Teixeira em Paraguaçu.
Em apenas 3 meses de treinamento, o atleta quebrou recordes Pan-Americanos e teve certeza de que precisava continuar correndo.
No mesmo ano fui para os Jogos Sul-Americanos da Juventude em Lima, no Peru e venci nos três mil metros rasos. Eu tinha só 14 anos! Quando falaram que a competição era em outro país fiquei pensando: a gente vai de ônibus?? Nunca havia viajado na vida! Também já fui duas vezes pra China e isso me marcou muito porque nunca imaginei que veria pessoalmente aqueles lugares que passavam na televisão.
relembra com carinho.

Olá, Bauru!
Desde o início da carreira em Paraguaçu, Neto Gonçalves, atual técnico de Daniel, já estava de olho na nova promessa do atletismo.
Antes de mudar-se para Bauru, o atleta morou em Campinas, onde treinava na escola Orcampi, com Alex Sandro como técnico.
Depois de anos de dedicação e treinos em Campinas, aos 18, tornou-se um atleta de alto rendimento e foi participar de sua primeira São Silvestre.
Porém, a corrida que em 2019 lhe fez brilhar, em 2018 lhe rendeu uma lesão no tendão de aquiles.
Eu estava no ponto alto da minha carreira quando me machuquei e precisei parar. Voltei para Paraguaçu e trabalhei um tempo com corte de cana. O pessoal da roça falava que aquilo não era pra mim, mas eu tinha desistido do esporte
relembra emocionado

Motivado pela família e amigos, depois de recuperar-se, resolveu mandar um pedido para treinar com a ABDA em Bauru. Depois de 4 meses, veio a resposta: sim!
Vim pra Bauru em junho de 2019 e fui muito bem recebido. Antes só via a cidade pela televisão. Sempre quis conhecer o estádio do Noroeste, o Panela de Pressão, aproveito os fins de semana para conhecer a cidade. O pessoal na rua me reconhece e é muito carinhoso!
Treinar, treinar e treinar!
“Acordo 6h, fazemos o aquecimento e vou pra pista. Almoço no restaurante que a ABDA proporciona, descanso lendo algum livro e volto pra pista. Ao todo corro 20 quilômetros por dia“, explica.
Além do treinamento físico, Daniel também é acompanhado por nutricionista e psicóloga.
Em 2019, o atleta largou junto com os quenianos na São Silvestre e foi o brasileiro mais bem classificado na prova. “Quando subi a Brigadeiro já sabia que era o primeiro do Brasil ali”, conta emocionado.
Eram 35 mil corredores inscritos para completar a prova de 15 quilômetros e, pela primeira vez, Daniel largou entre os atletas de elite, em sua maioria, estrangeiros.
Ele terminou a São Silvestre em 11º lugar com tempo de 46 minutos e 32 segundos. Uau!
Próxima parada: Polônia
De Paraguaçu para o mundo, o próximo destino é a Polônia! Por conta do primeiro lugar na Meia Maratona Internacional de São Paulo com tempo de 1h04min e 34segundos, Daniel conquistou o índice necessário para o Mundial de Meia Maratona em Gdynia, na Polônia, no final de março.
Antes eu tacava pedra, hoje sou a vidraça. Tenho que continuar focado e me esforçando para ser cada vez melhor. No futuro, quero competir a Olimpíada, levar minha mãe pra viajar de avião… Mais pra frente, pretendo também estudar Educação Física e trabalhar na ABDA para formar outros atletas, assim como fizeram comigo
finaliza esperançoso
Bora torcer muito pelo Daniel da ABDA e apoiar nossos atletas locais!
Confira essa e outras histórias de Bauru no site da Solutudo Bauru!
Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana de Bauru e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail sugestao.pauta@solutudo.com.br ou pelo nosso WhatsApp.