A Galeria Municipal “Angelina W. Messenberg” recebe até junho a exposição ‘Interiores’, das artistas visuais Kena e Anny Lemos, com curadoria de Tulio Stafuzza.

A mostra apresenta trabalhos cuja temática tem o olhar voltado aos lares por meio de pinturas em acrílico que retratam uma paisagem cotidiana: quartos, salas, móveis e cores presentes nas casas das próprias artistas.

“Entre o interruptor e a maçaneta cabem, exatamente, quantos horizontes? Entre o tapete e a cadeira quanta imensidão? Reclusas durante o período pandêmico, Kena e Anny investigaram essas e outras tantas questões – no que surgiu a presente exposição, interiores”, propõe o texto curatorial, que segue:

“As paisagens domésticas foram constantemente representadas ao longo da história da pintura. Revelando-nos que é sempre possível o espanto, mesmo com o que nos é mais corriqueiro. Como se em cada canto existisse uma beleza desperta, porém, silenciosa que souberam que as artistas perscrutar”.

Visitas

Para visitar o local e conferir as obras, é necessário o agendamento, que pode ser realizado pelo telefone (14) 3232-1552 ou pelo formulário online: https://forms.gle/MuqqZCWBRc5LzZKW6. 

Os dias e horários disponíveis são:

  • De terça à sexta-feira, das 9h às 17h
  • A partir do dia 23/04, também estará aberta à população durante os sábados, das 9h às 12h e das 13h às 18h.

Sobre as artistas

Maria Eugenia Pinochet Danoso, ou simplesmente Kena, nasceu em Talca, no Chile, em 1948. Estudou na escola de artes Fachhochschule Köln und Design, em Colônia, na Alemanha, antes de se mudar para São Carlos no interior de São Paulo em 1979. Em seu ateliê, dedica-se à escultura, à pintura e às mais diversas manifestações artísticas.

Já Anny Lemos nasceu em Osasco em 1987 e se mudou para São Carlos ainda criança, onde vive até hoje. Estudou na UNESP-Bauru, no curso de Educação Artística com habilitação em Artes Plásticas, e atua como artista plástica e educadora desde 2010. Autora de pinturas em murais e telas, mantém ativa sua participação em exposições individuais e coletivas.

Curador

Curador da exposição, Tulio Stafuzza nasceu em São José do Rio Preto, no interior de São Paulo. Possui graduação em Filosofia pela UFSCar e pós-graduação em Gestão Cultural pelo SENAC. Poeta, lançou seu primeiro livro, “Livro dos Pássaros”, pela editora Urutau em 2018.

Galeria Municipal

Inaugurada em 1992 no Centro Municipal de Artes, mudou-se para o Centro Cultural “Carlos Fernandes de Paiva” em 1996 e está ligada à Pinacoteca.

O espaço bauruense já recebeu exposições e mostras marcantes, como a de desenhos de Di Cavalcante, do acervo do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo. Além disso, lançou e deu visibilidade a artistas da cidade e da região.

O nome “Angelina Waldemarin Messemberg” é uma homenagem à artista e professora que recebeu o título de cidadã bauruense por seus esforços, contribuições e pelo incentivo ao campo da arte na cidade. Pintora premiada, teve seus quadros “Frevo” e “Samba” expostos no V Salão Internacional em Nice, na França.

Serviço

Exposição Interiores

Artistas: Kena e Anny Lemos
Curadoria: Tulio Stafuzza

Local: Galeria Municipal “Angelina W. Messenberg”
Endereço: Avenida Nações Unidas, 8-9

Período: até 10 de junho

Classificação Etária: Livre

LEIA TAMBÉM


Quer ficar por dentro de todo o conteúdo da Solutudo Bauru? É só seguir a gente no Instagram e curtir nossa página no Facebook!

Gostou dessa novidade? Então deixe seu comentário no campo abaixo!

E se você conhece alguma história de Bauru e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo nosso WhatsApp.

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui