Dificilmente alguém da cidade não comprou calçados na Loja Kawakami. Este lugar, que já calçou várias gerações tupãenses, fica localizado na Avenida Tamoios, n°711, no centro de Tupã”. E há 86 anos é patrimônio da cidade, nunca perdendo o lugar de excelência em atendimento.

Este pertencimento vem do Sr. Takao Kawakami, dono do nome conhecido e muito honrado na cidade, pois, além de ser o comerciante mais antigo, se entregou com dedicação fazendo parte do desenvolvimento geral da economia tupãense em sua primeira fase como estrutura urbana.

Filho de imigrantes japoneses, tudo se inicia com seu pai Takeichi Kawakami que no ano de 1920, aos 19 anos, veio sozinho para o Brasil e em 1934, casado com Fumi Kawakami, mãe de seus cinco filhos, escolheu Tupã para escrever sua história, se tornando um dos líderes das famílias mais tradicionais na cidade.

“Nessa época povos de todos os lugares vinha para cidade pelas suas terras férteis”, relembra Takao Kawakami.

Foto: Jorge Roj/ frente Loja Kawakami

 

Sendo um dos primeiros comerciantes, o pai de Takao vendia leite, botinas e sandálias de couro que o mesmo fazia, vivendo apenas do comércio. Em 1954, morreu o patriarca quando Takao tinha apenas 15 anos e como era o mais próximo do pai, falando do mesmo com palavras de afetos, carregou o legado da família como compromisso de vida. Levou o comércio adiante com maestria, sempre expandindo seus patrimônios.

Amigo do fundador da cidade, Luiz de Souza Leão, Takao trabalhava durante o dia e estudava à noite, conseguindo com esforços seus diplomas em ciências econômicas e administração.

Foto:Jorge Roj/ Sr. Takao Kawakami com o Sr. Luiz de Souza Leão, fundador da cidade de Tupã.

Se casou com Carmem Kawakami, sua parceira há 58 anos, senhora elegante e encantadora que tem total participação nos progressos das empresas e na vida de seu esposo, além de ser a provedora de vários projetos culturais da cultura japonesa na cidade.

“Eu vivia cheia de ideias e ele sempre topou de imediato viver nossas aventuras”, comenta Carmem Kawakami.

Carmem e Takao são casados há 58 anos e tiveram três filhos. Um fato marcante na vida do casal, que os tornaram mais fortes, foi o acidente trágico que matou sua filha, genro e neto. Eles contam sobre a perda da filha com sensibilidade e sabedoria, o que causa mais admiração ao casal.

Além do seu comércio de calçados ser conhecido na cidade e em toda região, Sr. Takao sempre se dedicou ao desenvolvimento comercial da cidade, conseguindo títulos de honra. Foi presidente da Associação Comercial e Industrial de Tupã (ACIT), um dos fundadores do Sindicado do Comércio  de Tupã (Sincomércio), vice presidente da Associação cultural, esportiva e recreativa da cidade e presidente do Rotary Club de Tupã.

Sempre ativo nas paradas, Takao e sua esposa Carmem estão findando mais um ciclo em suas vidas, o fechamento do comércio após 87 anos da caminhada.

“Estamos felizes por todas as realizações e alegrias  que vivemos aqui, mas chegou a hora de descansar, a vida sempre continua, mas agora será de um jeito diferente, estamos sentindo profundamente o fim deste lugar, mas a vida continua e estamos terminando dignamente, como do jeito que meu sogro começou”, fala Carmem.

Foto:Jorge Roj/ Sra Camem Kawakami e Sr Takao Kawakami.

O casal esbanja simpatia e energias boas, seres tão especiais e evoluídos que com humildade mostram que a vida é cheia de fins e inicios de ciclos e que o segredo do sucesso é ter um bom coração, dedicação e compromisso com os valores que decidirmos seguir.

“O sentido da vida é a oportunidade de viver, ter uma vida produtiva e sempre aprender”, finaliza Takao.

Abençoado seja este novo começo ao casal mais fofo de Tupã! Vida longa ao casal.


Que história linda, né? Podemos refletir que o fim na verdade é (re)começo.

Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected].


LEIA TAMBÉM

Enfermeira que venceu o câncer se destaca com seu ateliê de crochê em Tupã

3/5 - (2 votes)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui