Não podemos iniciar uma matéria sobre os acontecimentos históricos de Tupã sem começarmos pelo fundador da cidade: Luiz de Souza Leão que nasceu no Estado de Pernambuco em 16 de março de 1901. De acordo com os registros, em março de 1923, ele se tornou proprietário de terras trabalhando como agricultor e pecuarista. Logo após, virou diretor da Empresa de Terras São Paulo-Rio com sede no Rio de Janeiro e, assim, nasceu a ideia de criar uma cidade no interior do Estado de São Paulo. Ideia que foi concretizada em 12 de outubro de 1929.

Luiz de Souza Leão – Foto: Arquivo Museu índia Vanuíre

A residência dele foi construída em 1933 e foi tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo, sendo considerada Patrimônio Histórico Cultural Estadual.

Solar Luiz de Souza Leão – Foto: 89,5 FM retirada do portal “Bom dia Tupã”

Luiz de Souza Leão morreu em 21 de setembro de 1980 e foi sepultado no jardim do próprio Solar, que leva o nome do desbravador, sendo mantido e gerenciado por meio da Secretaria Municipal de Cultura. Um dos sonhos do fundador era ser enterrado no quintal de casa e como podemos afirmar, segundo os registros da Prefeitura de Tupã, este desejo foi realizado.

Solar em uma das homenagens ao fundador da cidade – Foto: 89,5 FM retirada do portal “Bom dia Tupã”

A cidade cresceu rápido e logo obras começaram a ser feitas. Em 1939, foi construído o primeiro prédio de Tupã, o conhecido Edifício Marajoara. Este imóvel também pertencia ao Luiz de Souza Leão que ofereceu o 3º pavimento para abrigar o museu em 1967. Segundo o jornalista David de Castro, para o Jornal Diário, o projeto foi feito pela firma Freire & Sodré do Rio de Janeiro. 

1937 foi iniciada sua construção, concluída em 1940 – Foto: Acervo índia Vanuíre

E como todo progresso precisa de uma “ponte”, a foto a seguir mostra uma das 20 pontes construídas no município, no começo da vida municipal em 1940. O crescimento e o desenvolvimento da cidade teve a participação direta dos imigrantes que também ajudaram a ocupar o interior do Estado de São Paulo.

Estrada Tupã – Bastos – Foto: Acervo índia Vanuíre

E quer saber como Tupã era vista de cima em 1945?

Tupã vista do alto – Foto: Arquivo Museu índia Vanuíre

Na foto, a vista aérea de Tupã em 1945. No primeiro plano, está a Estação Ferroviária que foi inaugurada em 15 de novembro de 1941. Mais para cima, a agência da Chevrolet e a rua Aimorés. Uma curiosidade é que até abril de 1949, a estação ferroviária foi chamada de Tronco Oeste da Companhia Paulista. Em 1948, Adhemar de Barros, Governador do Estado de São Paulo, autorizou o funcionamento da Escola Normal Livre Nossa Senhora Auxiliadora.

Ginásio e Escola em 1960 – Foto: IBGE

De acordo com os registros, esta foto foi tirada por Jablonsky, Tibor, Vieira e Maurício Coelho. A Escola Normal Nossa Senhora Auxiliadora foi mantida por freiras até 1975. Foi vendida e continuou como escola até 1985. Meados de 1990, o prédio foi transformado no Hotel e Shopping Cazuza.


Quer saber mais sobre Tupã? Tem alguma foto histórica sobre a fundação da cidade? Mande sua sugestão!


Gostou deste conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui