Esse conteúdo é oferecido pelo Univem, instituição referência em educação que apoia as boas notícias de Tupã.

A cidade de Tupã, que conta com aproximadamente 65 mil habitantes segundo o IBGE, tem um de seus principais pontos turísticos localizado bem no centro da cidade. A Praça da Bandeira serve como local de encontro para moradores, passeios em família e ponto de visitação para turistas.

Foto: Eduardo Dantas

O fundador de Tupã, Luiz de Souza Leão, escolheu um local bem na região central da cidade para construir a Praça da Bandeira em 1929, ano de fundação da cidade. Segundo a Prefeitura Municipal, o terreno localizado no ponto de interseção da Rua Caingangs com a Avenida Tabajaras, já estava reservado para essa construção.

Apesar de hoje estar desfigurada, a praça possui esse nome, pois na época de sua fundação, o projeto inicial possuía o formato da Bandeira do Brasil. Nessa praça, estava instalada a primeira escola estadual da cidade, onde hoje funciona a Diretoria de Ensino da Região de Tupã. Outro atrativo da praça é o Espaço Cultural José Anselmo Filho, que recebe Projetos do Estado e diversas apresentações, que estão suspensas por conta da pandemia.

Praça da Bandeira com a arquitetura original, em referência à Bandeira do Brasil. Foto: Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre

A praça conta também com a presença da Igreja Matriz de São Pedro, que segundo a prefeitura de Tupã, foi construída em 1934 e carrega consigo o nome do Padroeiro da cidade. De acordo com a Matriz de São Pedro, a capela foi elevada a paróquia em 30 de junho de 1936. O prédio chama a atenção por conta de sua arquitetura de Basílica, com duas torres que se destacam na fachada da igreja.

Igreja Matriz de São Pedro. Foto: Diocese de Marília

No ano de 2019, a Prefeitura de Tupã inaugurou dois monumentos na Praça da Bandeira, são eles o “Amo Tupã” e o “Monumento da Década”, o primeiro deles é um belo atrativo para moradores e turistas tirarem fotos e declararem seu amor pela cidade, o segundo monumento foi construído em comemoração aos 90 anos da cidade.

Foto: Tupãcity

A arborização da praça chama a atenção, já que existem árvores por toda a sua extensão, inclusive espécies nativas, que sobrevivem ao passar dos anos. Recentemente, a Prefeitura modernizou a iluminação do local, instalando lâmpadas de Led, que são mais econômicas e aumentam a segurança da área, já que a visibilidade fica maior por conta da claridade.

Atualmente as fontes e espelhos d’água da Praça estão desativados. Segundo a Prefeitura, existe um projeto de reforma desses espaços, porém ainda não foi executada, pois outras obras estão sendo priorizadas no momento.

E você morador de Tupã, tem alguma história relacionada com a Praça da Bandeira? Conta para a gente!


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você tem uma sugestão e quer ver ela aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]


Esse conteúdo é um oferecido pelo Univem, instituição referência em educação que apoia as boas notícias de Tupã.

5/5 - (1 vote)

1 COMENTÁRIO

  1. Parabéns !!! Ao escritor Fabicio Lopes eu não conheço Tupã gostei muito em conhecer a estória da cidade . Ocauçu também tem uma estória muito bacana , eu gostaria de ver ela nas páginas também, tenho orgulho da minha cidade natal .

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui