Chegou a hora de comemorar uma das datas mais importantes do mês de março! O Dia Internacional da Mulher foi criado a fim de simbolizar a luta histórica do gênero feminino para terem suas condições equiparadas às dos homens.

Para mostrar um pouco dessa luta, contamos a história de dois coletivos femininos que atuam em Presidente Prudente, com o intuito de mostrar seus trabalhos em meio a sociedade e, ao mesmo tempo, prestar uma homenagem para enaltecer a determinação dessas mulheres.

Coletivo Santo Útero

O grupo iniciou suas atividades em março de 2019, a partir da ideia da estudante Isabella Balieiro e de uma amiga, com o propósito de dar mais espaço para as mulheres dentro do cenário hip hop na cidade, devido a casos de machismo já enfrentados.

“A segunda intenção do coletivo era ocupar uma praça pública que estava abandonada e, então, transformá-la; não só esteticamente com a retirada de entulho e implantação de lixeiras, plantio de árvores, corte da grama e pintura, mas também oferecendo batalhas de rima, transmissões de filmes, oficinas de poesia e dança”, relata Isabella.

Os encontros do coletivo acontecem todos os sábados, tendo atualmente, seis mulheres integrantes, sendo algumas delas professoras de geografia e artes; fato que sustentou a ideia de levar especialistas na área acadêmica para discursar em rodas de conversa realizadas na própria Praça da Vila Geni.

O trabalho do Santo Útero é custeado pelas próprias integrantes e moradores do bairro, a partir de movimentos realizados com muito esforço e ajuda da população, como a vizinha da praça que cede parte da energia.

De acordo com a fundadora Isabella, saber que as atividades do coletivo estão sendo reconhecidas, como agora, “É muito gratificante!”.

Coletivo Uyara

O Coletivo Uyara nasceu do encontro de mulheres, pequenas empreendedoras criativas, que sentiram a necessidade de união em nome de conquistar mais espaço e visibilidade. Atualmente, conta com 12 mulheres fixas no grupo de organização e administração.

Segundo a artesã Mariana Luzio, o maior objetivo do coletivo é promover eventos que tenham a mulher criativa como protagonista, além disso, organizar rodas de conversas para abordar temas que tenham a ver com a realidade de todas das mulheres.

“Futuramente, temos a pretensão de promover oficinas e workshops e, inclusive, levar conhecimento para mulheres que busquem autonomia ou estão em situação de vulnerabilidade social”, comenta.

O grupo ficou conhecido por realizar feiras que ocorrem sempre em locais diferentes e com entrada franca para o público, onde demonstram os produtos confeccionados pelas próprias integrantes.

As seleções de artesãs para participarem das feiras ocorrem sempre que o espaço escolhido comporta um número maior de expositoras, essa seleção acontece através de curadoria que sempre é anunciada nas redes sociais do Uyara.

“Nossa ideia é crescer como coletivo para que cada vez mais possamos conseguir abraçar mais e mais mulheres em nossos eventos e ações”, finaliza Marina.

A Solutudo deseja um feliz Dia Internacional das Mulheres à todas prudentinas! ?

Serviços

Santo Útero
Instagram | Facebook
Praça da Vila Geni: Rua dos Paulistas, 1422.

Uyara
Instagram | Facebook


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E, se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

1/5 - (1 vote)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui