Se essa mulher não for familiar pra você ou se este lugar não te deixar com água na boca só de lembrar do gostinho de caldo de cana, você precisa conhecer a Clenir, mais conhecida como “Tia do Caldo de Cana da Vila A”, uma mulher cheia de energia, que sempre buscou sua independência pessoal e financeira.

O caldo de cana já era o empreendimento da família, o marido tinha um ponto que trabalhava com a ajuda dos filhos, na época a Dona Clenir trabalhava como vendedora em uma loja de calçados, porém, com problemas de saúde do marido foi ficando difícil para a família se sustentar. Foi então, que ela decidiu se reinventar, começou a fazer biscuit e lasanha para vender e complementar a renda.

Tinha pavor de ver as contas penduradas na geladeira, nunca nos faltou comida, mas foi um período difícil mas nunca deixei de ter fé e lutar. Fui a luta, tenho dois braços, duas pernas e trabalhando a vitória sempre chega, lembra a Dona Clenir

Na vida ela já superou um câncer, enfrentou a morte de um filho além de vários outros problemas mas mesmo diante das dificuldades ela resolveu seguir adiante e ir à luta.

Determinada a melhorar a situação da família, certo dia, ao olhar a Kombi parada na garagem ela decidiu assumir e voltar a vender caldo de cana. No início não foi fácil e até mesmo seu marido não acreditou que ela seria capaz.

Assumiu a Kombi e foi rodando pelas ruas de Foz para encontrar um local. A decisão não aconteceu de primeira e em nossa conversa ela nos revelou:

Eu olhei para o local e com minha fé em Deus decidi que seria alí

E há 6 anos tem seu ponto na esquina da Silvio Américo Sasdelli com a Avenida Tancredo Neves.

No primeiro dia lucrou R$45,00 e ficou feliz da vida. Ela sabia que conseguiria, pois tem uma determinação invejável, e por acreditar no seu poder de mulher.

O tempo foi passando e ela foi conquistando seu espaço, o local foi ficando conhecido, e foi recebendo vários elogios nas Redes Sociais, que destacavam a qualidade, simpatia e sorriso no rosto e a “Tia” foi fazendo seu nome por toda a cidade e para suprir a demanda os filhos vieram trabalhar com a mãe.

Após 3 anos os clientes começaram a cobrar que ela fizesse pastel pra acompanhar a bebida. Ela nunca foi pasteleira, mas como sempre correu atrás decidiu fazer os pastéis em casa. E não é que deu certo? E hoje ela serve junto com o caldo de cana o pastel de salame. E sobre o sucesso da receita, ela garante que é apenas o amor “Eu sempre fiz os pastéis como se estivesse cozinhando para os meus filhos” disse ela.

E hoje é do Caldo de Cana da Dona Clenir que vem o sustento da família, o local é igual coração de mãe, sempre cabe mais um. Por ali passam de 100 a 150 clientes por dia. “Hoje meus clientes se tornaram  uma família, aqui tenho filhos, sobrinhos, sou avó, mãe, e não me vejo longe daqui” revelou ela. 

Clenir hoje com 62 anos, está em Foz desde 1976, é casada, mãe de três filhos, dois netos e revelou seu amor e gratidão por Foz “Amo essa cidade, foi aqui que eu conquistei tudo o que tenho hoje”. Não é demais? 

A tia do caldo conquista todos pelo seu carisma e simpatia, a alegria que está sempre estampada em seu rosto fazem dela o diferencial da empresa, além é claro do seu famosíssimo pastel de salame, criação autoral que traz pessoas de todos os cantos da cidade para provar essa delícia.  

Foto: Solutudo

Essa mulher é sinônimo de dedicação, luta e amor. Uma inspiração para todos, em especial para as mulheres. Sua fé, motivação e garra sempre fizeram dela uma vencedora, e até mesmo quem desacreditou foi surpreendido. Afinal, todas as mulheres conseguem sim ser o que elas quiserem. Todas podem conquistar seu espaço na sociedade, ter seus direitos nivelados e reconhecidos e sim, mostrar todo o seu poder, o poder que TODAS as mulheres tem.

Parabéns à todas as mulheres de Foz pelo seu dia!


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

4.7/5 - (7 votes)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui