Há 4 anos, começar o dia bem informado aqui na cidade é sinônimo de ouvir Glaucia Gonçalves. A jornalista, natural de São Paulo e que há 15 anos mora em Itupeva, é referência quando o assunto é informação.

Apresentadora da primeira das 3 edições do ‘Jornal da Rádio, às 9h, de segunda a sexta-feira, Glaucia afirma que, no começo, foi desafiador apresentar o programa, já que, embora fosse um sonho, até então não tinha experiência em rádio.

Quando cheguei em Itupeva, em 2005, não consegui trabalho na área de comunicação. Mas quando conheci a rádio de Itupeva, por volta de 2012, foi paixão à primeira vista.

Selfie da Glaucia Gonçalves, em frente ao microfone, com espuma amarela, e ao fundo o logo da rádio '105,9fm' de Itupeva.
Há 5 anos, Glaucia é quem comanda a manhã jornalística da Rádio de Itupeva. (Foto: Arquivo Pessoal/Reprodução)

Glaucia por Glaucia

Nascida no bairro da Pompéia, na zona oeste da cidade de São Paulo, Glaucia Gonçalves se formou em jornalismo pela FMU/FIAM no ano de 1984, trabalhando no início da carreira como freelancer no jornalismo impresso.

A paulistana com coração itupevense também já foi gerente e proprietária de duas lojas da italiana Benetton. E, apesar de não ter exercido, ela também é comissária de bordo! Espírita desde criança, Glaucia afirma com bom humor que esse sonho ‘vai ficar para a próxima encarnação’.

A Glaucia é uma mulher simples, dinâmica, criativa, que adora voleibol, inclusive vice-campeã paulista de vôlei na adolescência. Sou aquariana, solteira, tenho um filho lindo de 20 anos, chamado Eric. A primeira mulher que me ajudou e me ajuda até hoje na vida é minha mãe Deise, à qual devo quase tudo o que sou hoje!

Selfie da Glaucia com a mãe, Deise, e o filho Eric.
Os grandes amores de Glaucia: o filho Eric e sua mãe, Deise.? (Foto: Arquivo Pessoal/Reprodução)

Dinâmica e versátil

Em Itupeva há 15 anos, a primeira oportunidade de emprego de Glaucia foi em uma imobiliária. Permaneceu como corretora por 3 anos, quando foi convidada a desenvolver um trabalho em parceria com outra imobiliária, onde permaneceu por mais 7 anos.

A radialista tem hoje uma rotina cheia e ligada na cidade… Acorda às 5h e já lê os e-mails, responde WhatsApp e Facebook. Por volta das 6h, se prepara para mais um dia tomando meu suco de Aloe Vera, que garante não ficar sem, e ainda um pouco de café e pão integral.

“Normalmente vou trabalhar de ônibus, às 7h30 já estou no ponto. Às segundas e quartas-feiras saio de casa às 6h30 para o treino de vôlei adaptado, que começa às 7:30h no ginásio de esportes. Adoro!“, conta entusiasmada.

Terminando o treino, atravessa a rua e pronto, está de cara com a rádio, preparada para mais uma edição do ‘Jornal da Rádio’.

Saúde para o corpo e para a mente: o esporte faz parte da vida da Glaucia. (Foto: Arquivo Pessoal/Reprodução)

Outro xodó é o cãozinho Sheik, uma mistura de poodle com fox terrier, que adora passear e até “força a barra para ir junto” nos momentos da família.

Foto da Glaucia Gonçalves com o seu pet, o Sheik, com pelinho branquinho e coleira vermelha.
Tem como não se apaixonar por uma fofura peludinha dessas? ? (Foto: Arquivo Pessoal/Reprodução)

Paixão por rádio

Segundo Glaucia, foi paixão à primeira vista quando conheceu a rádio, em 2012. A paixão, até então de looonge, virou um caso de amor e perdura até hoje: “Estou na rádio desde 2015. No início era apenas apoiadora do programa da locutora Miriam Guilles e admiradora da programação da 105,9 FM. Fui estreitando relacionamento com o pessoal da rádio, até que em dezembro 2016 surgiu a oportunidade de apresentar uma edição do jornal“, relembra.

Glaucia Gonçalves ao lado de sua criação: a boneca Sol, um manequim revestido de matérias de jornais, e o pescoço, braços e cintura enrolados com fios de microfone, e um headset na cabeça.
Criatividade que fala, né? Criada pela Glaucia, a boneca Sol é todinha revestida de matérias dos jornais da cidade sobre os eventos da rádio. (Foto: Arquivo Pessoal/Reprodução)

Desde então, além de apresentar o programa ao vivo de 30 minutos, com notícias de Itupeva e região, do Brasil e do mundo, em 2018 Glaucia foi convidada a fazer parte da diretoria da rádio. “Aceitei com alegria o convite”, conta.

Fazendo a diferença

Além de filha, mãe, radialista e diretora, depois do expediente, o dia da Glaucia Gonçalves ainda não acaba não, viu? Às terças e quintas-feiras à noite ela ainda participa de uma aula no Centro Espírita Herculano Pires, do qual é uma das fundadoras, e aos sábados, no finzinho da tarde, ela passa ensinamentos a algumas crianças enquanto seus pais assistem à palestra evangélica.

“E quando termina o jornal, permaneço na rádio ajudando no atendimento à população em geral, e no trabalho social da Associação, com cerca de 40 famílias carentes cadastradas“, afirma a radialista.

Pelo caráter comunitário, a rádio é voltada para informar e ajudar a população itupevense. A 105,9 também desenvolve o trabalho de utilidade pública divulgando documentos, animais e outros objetos perdidos e achados, pedidos de cadeira de rodas, camas hospitalares, andadores, muletas…

Recorte de jornal com uma matéria sobre a feijoada beneficente promovida pela rádio 105,9.
São inúmeros os eventos organizados para arrecadar itens para as famílias cadastradas. (Foto: Arquivo Pessoal/Reprodução)

Ser mulher…

No clima do Dia Internacional da Mulher, celebrado no domingo, 8 de março, Glaucia conta quais são suas inspirações: desde as mulheres anônimas do grande público, as “Marias, Anas, Cláudias” que passaram por sua vida e fizeram a diferença, suas professoras ao longo dos anos, até as ícones conhecidas internacionalmente: “Me inspiram pela personalidade e exemplo Madre Teresa de Calcutá, Rainha Elizabeth da Inglaterra, Hebe Camargo, Edith Piaf”, enumera.

Glaucia com uma máscara e peruca colorida, de carnaval, com a língua de fora, na frente de um dos cartazes da rádio.
Glaucia Gonçalves: um exemplo de alegria e versatilidade, na vida pessoal e profissional. (Foto: Arquivo Pessoal/Reprodução)

O recado que eu quero passar a todas as mulheres é que jamais permitam que qualquer pessoa tome conta das suas vidas. Antes de respeitarem a qualquer pessoa, que respeitem a si mesmas! Perdoem-se pois não somos perfeitas, sigam em busca dos seus sonhos sempre e sejam felizes!


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana de Itupeva e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: sugestao.pauta@solutudo.com.br

10 COMENTÁRIOS

  1. Conheço a Glaucia e conhecia sua versatilidade e disposição para realizar muitas tarefas, mas não sabia que ela era jornalista. E muito boa jornalista a ver pelo resultado do seu trabalho na 105.9 FM! Só tenho a desejar que seu sucesso continue aumentando e que seus bons trabalhos continuem rendendo bons frutos inclusive na área social! Felicidades, amiga!

  2. Adorei a matéria. Fiquei conhecendo a Gláucia na radio. Realmente é uma pessoa do bem. Uma pessoa responsável, bem humorada, divertida e uma excelente amiga e profissional.

  3. Glaucia é uma inspiração! Sempre disposta, criativa e cheia de energia! Pessoa que me inspira! Excelente profissional e pessoa. Um prazer trabalhar com ela na rádio!

  4. A Gláucia é maravilhosa está sempre pronta a ajudar o outro. Gosto da sua alegria e dedicação!

  5. Que matéria bacana! Trabalhei com a Glaucia durante alguns anos e sempre a admirei. Que felicidade ver sua determinação e garra sendo reconhecidas, mais feliz ainda de vê-la tão bem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui