Quando o assunto é cidade nova, é preciso conhecer muito bem os lugares, a cultura e as oportunidades que aqui se encontra. Presidente Prudente é considerada uma cidade universitária, portanto, sempre há novos moradores por aqui.

Pensando nisso, resolvemos trazer algumas dicas para aqueles que ainda estão perdidos nos mais de 550 mil km² que a cidade possui.

Moradia

Existem mais de 100 imobiliárias espalhadas por Presidente Prudente.
(Foto: Site Toptotal)

A primeira coisa a se pensar é: onde eu irei morar?  

Existem mais de 100 imobiliárias espalhadas por toda a cidade. O gerente administrativo de locação de imóveis, Richard Eleir Santos Pereira, deu algumas dicas para que você não se meta em uma fria antes de alugar sua nova casa, quitinete ou apartamento.

Solutudo: O que as pessoas devem saber antes de assinar um contrato? Quais orientações você daria quanto a quebras e multas?

Richard: O recomendado é sempre ler e verificar se tudo está conforme combinado. Prazos, valores de aluguel e encargos, vencimento de contas e formas de pagamento (boleto, depósito ou pessoalmente na imobiliária). Se houver alguma dúvida sobre cláusulas contratuais, a pessoa deverá procurar a imobiliária ou consultar um advogado da área para dar explicações.

Solutudo: Depois que o contrato já for assinado, quais são as precauções para que não haja erro com a vistoria de entrada e saída quando for entregar o imóvel?

Richard: O locatário tem que ficar atento em relação à vistoria inicial que diz como encontra-se o imóvel, para que na desocupação o devolva nas mesmas condições que foi entregue. De regra, tudo o que for estrutural é por responsabilidade do proprietário, como cano estourado e infiltração, entretanto, a manutenção de uso é por responsabilidade do locatário.

Transporte

O Prudente Urbano é o sistema de transporte publico da cidade.
(Foto: Site Vexels)

A boa notícia aos universitários é o Cartão Estudante, com ele você paga apenas metade do valor total da tarifa do ônibus que, atualmente, se encontra em R$4,25.

Para o cadastramento do cartão, o estudante deve comparecer ao Prático Prudente Urbano (PPU) das 8h às 17h, localizado dentro do Terminal Urbano, na Avenida Brasil, 396, com os seguintes documentos em mãos:

– Atestado de matrícula;
– RG do aluno ou RG escolar;
– Cópia da certidão de nascimento;
– Cópia de um comprovante de endereço recente (água, luz ou telefone).

A adesão da primeira via do cartão custa R$25,50 e deverá ser paga no momento do cadastro. Após essa etapa, você poderá recarregar seu passe com o valor que preferir no próprio PPU ou pelo site. Feito isso, poderá utilizar o Prudente Urbano em horário de aula com 50% de desconto!

Entre os dias 21 e 30 de janeiro das 8h às 19h, o recadastramento do passe estudantil também acontecerá na Fundação Inova Prudente.

Outro detalhe bem útil para a população é o aplicativo “Meu Ônibus Prudente Urbano”, nele você encontra horários, linhas e pontos da cidade.

Saúde

Em Prudente existem duas UPAs
(Foto: Site Pngimage)

Passou mal, está longe dos pais e não sabe o que fazer?

Todo e qualquer cidadão tem direito de acesso a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Em Presidente Prudente constam duas delas, que estão localizadas em lados opostos da cidade.

UPA 24h Guanabara (Zona Norte)
Endereço: Rua Alvino Gomes Teixeira, s/n (esquina com a Av. Juscelino Kubitschek); Jardim Guanabara.
Telefone: (18) 3903-7554.

UPA 24h Ana Jacinta
Endereço: Av. José Zerial, s/n – Conj. Hab. Ana Jacinta.
Telefone: (18) 3909-4985.

Caso a sua situação seja mais grave, e não consiga se locomover até o pronto atendimento, você poderá recorrer ao pedido de uma ambulância, mas apenas em casos emergenciais.

Central de Ambulâncias (SAME) de Presidente Prudente
Disque: 192

Entretenimento

Entretenimento é o que não falta em Prudente.
(Foto: Site Diyuehb)

De teatro a festas, diversão é o que não falta!

Chegamos no assunto mais aguardado pelos que desejam esfriar um pouco a cabeça com os estudos. Presidente Prudente oferece diversas opções de lazer espalhadas pela cidade, desde lugares mais agitados como bares e shows, até eventos culturais como teatro e cinema.

Para que você não tenha dúvida de onde deseja ir, listamos algumas sugestões que possam lhe interessar:

Cinema
Moviecom Prudenshopping
Arcoplex Cinemas Parque Shopping

Shows
Rancho Quarto de Milha
Sesc Thermas de Presidente Prudente
Salão Social do Tênis Clube
Santa Helena Villa Country

Teatro
Centro Cultural Matarazzo – Teatro Paulo Roberto Lisboa
Teatro César Cava

Piscina
Parque Aquático Cidade da Criança
Parque Aquático do Sesc Thermas
Balneário da Amizade
Tênis Clube

Não se esqueça de colocar em prática todas as dicas que acabou de aprender nesse breve guia pela cidade, e seja bem-vindo à Presidente Prudente!


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E, se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: sugestao.pauta@solutudo.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui