Quando pensamos em sede de apresentações teatrais, a primeira coisa que vem em nossa cabeça são os teatros municipais ou privados. Lá no fundo, não está errado. Mas dependendo da cidade pode haver outros locais tão especiais quanto o teatro principal. Em Ourinhos, por exemplo, existe outro espaço que é quase o dono dos corações dos artistas pelas suas características particulares.
É o Núcleo de Arte Popular. O espaço foi inaugurado em dezembro de 1996 pelo prefeito Claury Alves da Silva e com a Neusa Fleury como secretária de cultura, além do projeto de Sergio Nunes. O maior objetivo de sua criação é pela intenção de ser um espaço para manifestação de diversas artes, principalmente integrando aulas, ensaios e apresentações de peças.
É sede de oficinas teatrais da secretaria e do Grupo Soarte muito antes do espaço receber um nome e ter sua inauguração oficial. Grupos de dança e de música também utilizam do Núcleo, bem como é um braço de diversos eventos, como o Mostra Sergio Nunes de Artes Cênicas, do ponto Museu de Imagem e Som (MIS) de São Paulo e eventos parceiros com o Proac e Programa de Qualificação em Artes com o Governo do Estado de São Paulo.
Na pandemia, o Núcleo “sofreu” com a falta da presença dos artistas. Único momento, em nesses anos, que o espaço ficou parado. Realmente, é um espaço que deu e dá conforto para uma classe artística esquecida: atrizes, atores, diretores, técnicas e a plateia.
Portanto, veja abaixo a lista de quais peças teatrais já foram apresentadas no Núcleo:
O Viajante Trapalhão– Grupo Soarte- Ourinhos- SP
Rosa de Cabriúna – Cia de Teatro do conservatório de Tatuí- SP
A Cinderela do Interior– Centro Cultural USL- Ourinhos – SP
Quanto custa o ferro– Grupo Soarte- Ourinhos- SP
Um Conto de Natal– Grupo Panela de Expressão – (Curso Municipal de Teatro de Ourinhos)
Era uma vez um tirano– Cia Cerne- São João do Meriti- RJ
DaTchau – rumo à estação GrandeAvenida -Companhia do feijão-São Paulo- SP
Joio– Cia Cerne- São João do Meriti- RJ
Curra, Temperos Sobre Medeia– Contadores de mentira- Suzano- SP
Senhora X, Senhorita Y– Damas produções- São Paulo- SP
Café Augusta– Grupo panela de Expressão – (Curso Municipal de Teatro de Ourinhos)
Ourinhos é um município de grande movimentação cultural e ter somente o Teatro Municipal não era e não é viável. Esta é a razão do Núcleo ter sido criado há 25 anos. E o espaço permite atender espetáculos menores para que os atores tenham o público mais próximo do palco com uma peça interativa.
Foto de capa:
Contos de Natal- direção Karina Zimmermann
Foto de Gustavo Gomes
Viva a cultura ourinhense!
LEIA TAMBÉM
–> Carnaval de outros tempos: ourinhenses relembram as folias do período da adolescência
–> Cicero de Pais: um dos grandes responsáveis pela arte e cultura de Ourinhos
–> Quem é a estátua viva de Ourinhos?
Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]
Siga a Solutudo Ourinhos nas mídias sociais: