Você com certeza já deve ter ouvido falar sobre alguma ONG, que significa Organização Não Governamental. São reconhecidas como entidades sem fins lucrativos com ações solidárias em áreas específicas. E a sua criação pode ser em um âmbito internacional, nacional, estadual e local.

Exemplo de ONG local, aqui em Ourinhos, nós temos duas. São as principais entidades relacionadas à proteção e adoção dos animais. Será que você já está lembrando quais são?

ADAO

A Associação de Defensores dos Animais de Ourinhos foi criada pela força de vontade da Dona Conceição. O seu enorme carinho pelos animais é o responsável pela sua atitude, de algum dia, ter levado ração e água para os cachorros e gatos na rua. E, assim, cada vez mais a sua preocupação em relação à condição destes animais fez ela acolher os caninos e felinos em sua casa.

Dona Conceição cuida com muito carinho de todos os animais. Foto: print do SoluDoc

O número de animais foi crescendo e Dona Conceição precisou requerer um terreno para a Prefeitura Municipal, e hoje são mais de 600 animais resgatados. O objetivo era ofertar melhores condições de vida para os animais e de atendimento para aqueles que quisessem ajudar com ração ou adotar algum pet. Portanto, há tempo que a ADAO possui uma sede própria. Localização: Estrada da Guaraiuva, 40-1144, Vila Santos Dumont. (14) 99620-2120

A Turma do Cafofo

Nilce Araujo, conhecida como Nilce-Protetora dos Animais, é a responsável por iniciar este projeto. Desde sempre, ela resgatava os animais e levava para lares temporários. Logo começou a resgatar os animais que tinham sido atropelados e ninguém queria adotar as fofurinhas.

A partir deste momento que surgiu a ideia de ter um lugar próprio para abrigar os animais. Os primeiros doguinhos residentes foram o Cocão, com câncer no rosto, e a Lisa que tinham problemas com as patas. Sendo assim, o primeiro espaço do Cafofo começou com 13 cães, depois 17 e hoje são mais de 100 cachorrinhos abrigados em um novo espaço.

A Nilce sempre incentivou a adoção animal. Foto: Facebook Nilce Araujo Protetora

Todo este trabalho da ONG é feito através de doações, com rifas e bazares beneficentes. Às vezes, Nilce promove uma feira da adoção em diferentes pontos da cidade. É a chance destes animais ganharem um lar que realmente sejam amados!

Para obter mais informações sobre a Turma do Cafofo, é só entrar em contato com a protetora pelas mídias sociais: @nilce.araujo.protetora

Adoção

E aí, ficou com vontade de adotar algum pet para chamar de seu e cuidar com todo amor? Então, preste atenção nestas dicas:

-Quando escolher o seu novo amigo, tenha ciência do temperamento do animal e se ele irá se adaptar na sua casa.

-Adote um animal castrado ou se comprometa a levá-lo para castrar.

-Lembre-se que você precisa de dinheiro para tratamento médico, além ração e vacinas, se for preciso.

-O animal necessita de maior atenção quando está doente ou na fase da velhice. Cuide como dele como você gostaria de ser cuidado.

-Cachorrinhos e gatinhos vivem 15 anos ou mais e você será o principal responsável pelo pet.

-Os amiguinhos não são brinquedos. Se não tiver paciência e não dedicar parte do seu tempo para o animal, é melhor comprar uma pelúcia.

Nunca ABONDONE o seu animal. Isso pode causar depressão profunda. Seja o melhor amigo possível!


Lindos trabalhos solidários, não é mesmo? Você já conhecia algum deles? Sabe de alguma curiosidade das ONG’s? Conte para nós!!


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: sugestao.pauta@solutudo.com.br

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui