A cada dia mais que vamos conhecemos Ourinhos, vamos descobrimos suas belezas projetadas em projetos sociais. Seja de qual for ou de quem for a iniciativa. Cada projeto, cada ato solidário é importante para a construção de uma sociedade mais igualitária e respeitosa.
E um deles é a Comunidade O Bom Samaritano. Acolhe pessoas e famílias de rua, quem está em situação de vulnerabilidade. É um trabalho de abordar estes seres humanos onde eles estiverem e levarem para uma local específico que receberão alimentos, roupas e acolhimento verdadeiro para mudança de vida.
Tudo começou em 2014 na cidade de Santa Cruz do Rio Pardo, município vizinho, e veio para Ourinhos em 2016. No começo, o intuito era somente de levar alimentos e roupas para as pessoas. Entretanto, a equipe percebeu que a necessidade era maior e as pessoas viviam sem esperanças na rua.
“A comunidade cresceu muito durante esse período e com toda a crise financeira que o mundo atravessa nesses últimos anos, a procura por ajuda só vem aumentando. Nosso objetivo é resgatar estas pessoas e famílias para devolver o amor-próprio, restituir sonhos, famílias e devolver a dignidade”, explica Jacks Michael dos Santos, pastor responsável.
Atualmente, a comunidade atende 17 mães com crianças e 158 de homens, mulheres e famílias. Literalmente, vivem em uma casa, é uma grande família que lutam juntos para uma sobrevivência e alegram um ao outro nesta busca por uma vida melhor.
O bacana é que a comunidade também promove a sala de Alcóolicos Anônimos (AA), grupos de apoios com psicólogas e assistente social, sem deixar o lado espiritual. E quem participar, o responsável por estas ações, fazem cursos profissionalizantes.
Mas as dificuldades sempre existiram e existirão. Em Santa Cruz, a Samaritano sofreu perseguição por parte de políticos e em Ourinhos veio o reconhecimento que eles tanto merecem.
“Lá no começo, não sabíamos muito como fazer o caminho, a percorrer. Nesse período, foi um grande aprendizado para nós e descobrimos a verdadeira vocação que é a de resgatar, dar dignidade e esperança a pessoas mostrando a elas que são capazes de mudarem as suas vidas, de reescreverem uma nova história”, comenta Jacks.
Para todos da comunidade é indescritível ver as pessoas destruídas voltando para a sociedade em uma vida mais digna, os sonhos voltam a estar presentes e a esperança reacende no coração de cada um.
Para o futuro, segundo o pastor, é que esta sementinha que é plantada na cidade, a do bem, colha frutos que ajudem muitas outras pessoas a ter qualidade de vida. “Sonho com mais unidades para ajudar ainda mais o próximo, além de oferecer oportunidades para os acolhidos”, finaliza Jacks.
Você aí, leitor, está com o coração tocado por esta linda atitude? Saiba mais em:
Facebook e Instagram: @ComunidadeOBomSamaritano
Whatsapp: (14) 997994646
www.comunidadeosamaritano.com.br
Ajude, faça parte desta corrente do bem e, assim, poderemos viver em um mundo melhor!
LEIA TAMBÉM
–> Amigas do Peito: projeto dá apoio e acolhimento para mulheres de Ourinhos
Gostou deste conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana de Ourinhos e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]
Siga a Solutudo Ourinhos nas mídias sociais: