Projetos sociais sempre alegram uma cidade e, principalmente, a vida de uma ou umas pessoas. Ser voluntário aquece o nosso coração e praticamos o bem a todo momento. Não foi diferente com o Mãos Solidárias. Um lindo projeto ourinhense que começou quando Marília Constante publicou em seus perfis de mídias sociais sobre uma senhora que fazia máscaras para pessoas com câncer.

Naquela época, Tatiana Albano Constante, prima de Marília, ligou para a familiar e convidou para confeccionar máscaras para a sua tia, mãe da prima que tinha câncer, e outras pessoas do Unidade de Oncologia da Santa Casa de Ourinhos. O início foi no dia 18 de agosto de 2018.

A tia Neusa, mulher inspiradora do projeto. Foto: arquivo pessoal

Começaram a produzir e o grupo foi aumentando cada vez. O objetivo central era proporcionar conforto com máscaras coloridas para tirar o “ar de hospital”. Sendo assim, depois de quatro anos, a equipe está em mais de 40 voluntárias. E o bacana é que elas também produzem cafés da manhã no hospital de segunda a quinta-feira com parceria de padarias e sacolões da região.

“O projeto surgiu pela falta de acesso de máscaras de proteção aos pacientes oncológicos (antes da pandemia), mas depois da nossa postagem descobrimos várias enfermidades que também é necessário o uso das máscaras, por exemplo a Fibrose Cística e Esclerodermia. Em quase quatro anos de projeto já distribuímos máscaras para todos os estados brasileiros e enviamos para os Estados Unidos, Itália, Portugal, Canadá, Argentina e Paraguai. Ao total de 35.000 máscaras distribuídas”, explica Tatiana, uma das coordenadoras do projeto.

Para Tatiana e tantas outras voluntárias, não existe melhor sensação do que a de se sentir útil para promover a diferença na vida de alguém. É sentimento 100% de gratidão em ajudar o próximo sem conhecer.

“Para mim, o momento mais marcante foi quando vi uma senhora andando pelo hospital com uma das primeiras máscaras que eu produzi. Eu não aguentei e as lágrimas correram pelo meu rosto. Cada foto recebida das crianças com as nossas máscaras é emocionante e lindo de ver. Nós sabemos da importância destes materiais para cada um deles e é esta a nossa motivação diária para continuar cada vez mais fortes”, assume a coordenadora.

E os ourinhenses receberam as Mãos Solidárias com muita alegria e festa, acolheram de verdade quando teve campanhas de arrecadação de itens para a produção das máscaras e na organização dos cafés sempre abraçam a equipe. Ainda tem muita gente que não conhece este magnífico trabalho, mas aos poucos tudo vai se encaixando e o grupo vai aumentar mais ainda.

Então, para abrilhantar ainda o seu desejo, que está aí no seu coração, de fazer parte deste maravilhoso projeto social, confira abaixo feedbacks na íntegra de pessoas pacientes que receberam os produtos das Mãos Solidárias:

“Queridos Anjos de Ourinhos! Gostaríamos de acusar o recebimento das máscaras feitas com amor para o nosso pequeno Rafael. São realmente lindas e perfeitas! Estamos imensamente agradecidos pelo carinho e presteza que fomos acolhidos por seres humanos tão especiais. O trabalho que vocês vêm se dedicando com tanto amor, ajudando muitas famílias e confortando não somente enfermos, mas seus familiares. Ficamos muito felizes em termos encontrado pessoas tão generosas e cheias de amor em nossas vidas. Obrigado mais uma vez! Assim que Rafael vier para Salvador, enviaremos sua foto com a máscara de amor. Deus abençoe vocês! Com todo o nosso carinho, Rafael, Davi (irmão caçula), Thiago e Marli”.

“Eu queria deixar claro minha gratidão pelo carinho que vocês têm com as pessoas doentes, parece que a doença leva a coragem e a vontade de viver, mas o amor é capaz de devolver a força. Meu nome é Rami e eu tenho espondiloartrite, eu quase não gosto de usar máscara porque me sinto doente com os olhares e perguntas, só acham que estou morrendo de câncer. Mas muita gente ama este escudo colorido que vocês fazem e, talvez, um dia eu venha a usar uma máscara colorida. Meu muito obrigada pelo apoio, as fontes de amor ao próximo são extremamente raras depois de uma doença e eu fico muito feliz quando encontro uma. Deus os abençoe a cada dia mais”.

Você já está procurando um lencinho para enxugar as lágrimas, né? Pois, é! Faça você também a diferença, faça parte das Mãos Solidárias. Entre em contato com a equipe pelas mídias sociais (@maossolidariasourinhos) ou pelo Whatsapp no número (14) 99102-0988. Seja mais uma mãozinha que faz a diferença neste mundo.


É de aquecer o nosso coração uma história assim! Dá vontade de abraçar o mundo inteirinho!


LEIA TAMBÉM

–> Quem é que nunca comeu a pipoca do Seo Joel na Praça Mello Peixoto?

–> Amigas do Peito: projeto dá apoio e acolhimento para mulheres de Ourinhos

–> Recco-Rede de Combate ao Câncer de Ourinhos é referência para a região e o estado paulista


Gostou deste conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana de Ourinhos e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Siga a Solutudo Ourinhos nas mídias sociais:

CLIQUE AQUI PARA O FACEBOOK!

CLIQUE AQUI PARA O INSTAGRAM!

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui