Com a chegada de 1919, Ourinhos já estava emancipada de Salto Grande e era conhecida como um município. A sua população era de menos de cinco mil e a maioria das pessoas eram católicas. A curiosidade é que até o momento, o local não tinha uma paróquia, uma igreja para ser chamada de sua.

A povoação começou na parte baixa da cidade, a partir da Avenida Jacinto Sá no sentido do cemitério, abaixo da ferrovia. Depois que as pessoas foram caminhando para trilhar suas vidas acima da Estrada de Ferro Sorocabana.

A primeira matriz. Foto: site Casinha da Memória

A Diocese de Botucatu percebeu a necessidade de uma igreja e decretou a fundação da Paróquia de Ourinhos em 300 metros acima da linha do trem. Ao redor já havia algumas construções. Com isso, o município começou a vivenciar uma nova expansão territorial.

A construção começou em 1920 com a chegada do Padre Adauto Rocha, ele foi confiado a observar e acompanhar a comunidade paroquial que estava sendo erguida. Três meses depois, veio o Padre David Corso como pároco e com a sua presença foi iniciada as obras da igreja do padroeiro, o Senhor Bom Jesus, no final de 1920.

Em 1925, com a igreja, praticamente, pronta, foi celebrada a primeira missa. O Padre Franciso de La Torre foi quem assumiu a paróquia em 1926 a 1931. Logo em seguida, veio o Padre Victor Moreno que ficou até 1935 e foi substituído pelo Vigário Antônio Antunes Córdova. Ainda esteve presente o Cônego Miguel dos Reis Mello e depois o Padre Eduardo Murante.

A igreja na Rua Nove de Julho. Foto: site Casinha da Memória

Inclusive, foi o Padre Eduardo que teve a ideia da construção de uma nova igreja, porque o município crescera e a igreja na Rua Nove de Julho já não comportava mais a quantidade de fiéis.

Em unanimidade com a Diocese de Botucatu e a população, buscou por formas de arrecadação de donativos. Em 1945, iniciou as obras da Matriz do Senhor Bom Jesus. Uma grandiosa obra localizada na Praça Prefeito Benedito Camargo entre as ruas Cardoso Ribeiro e Antônio Carlos Mori.

A igreja em 1960. Foto: site Casinha da Memória

Já em 1949, a obra estava avançada com a cobertura e teto instalado, as missas começaram a ser celebradas no novo local. Só em 1955 que a velha igreja foi desativada. E a fase final da igreja ficou marcada pela elevação de duas torres nos anos 60.

Atualmente, ela é denominada como Catedral do Senhor Bom Jesus pela criação da Diocese de Ourinhos em 1998.  O único monumento ourinhense a céu aberto com arquitetura gótica e com vitrais restaurados que encantam todos que visitam esta importante igreja.

A Catedral em 2022.

Fonte: site Casinha da Memória


Já visitou a Catedral? Uma linda igreja e que nos transmite paz!


LEIA TAMBÉM

–> Fazenda Lageadinho: a fortuna que veio do café nos anos 20 em Ourinhos

–> No século XX, em termos econômicos, o café foi o pai de Ourinhos

–> Como era a estação ferroviária e o trem de ferro dos anos 60 de Ourinhos?


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana de Ourinhos e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Siga a Solutudo Ourinhos nas mídias sociais:

CLIQUE AQUI PARA O FACEBOOK!

CLIQUE AQUI PARA O INSTAGRAM!

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui