Sertanejo é um estilo musical muito explorado em Ourinhos. Mas você, caro leitor, sabe a fundo sobre estas músicas? Tudo começou com o hábito de pessoas se reunirem para tocar viola e terem momentos prazerosos de lazer em uma roda de conversa.

O canto se assemelha com uma lamentação e era mais comum nas regiões rurais brasileiras. O estilo de música do oeste paulista, Minas Gerais e Goiás foi se cristalizando e as duplas caipiras utilizam de viola e violão. Para o pesquisador, Zuza Homem de Mello, “a música caipira é uma parte da música sertaneja (que está) localizada no estado de São Paulo. A música sertaneja é a música do sertão brasileiro, de todo sertão brasileiro”.

Uma afirmação que deixa subentendido que em cada região do país tem o seu próprio estilo de música sertaneja. O curioso é que no Centro Oeste é perceptível a influência de dança siriri e a catira, já no Nordeste vem do baião e do xaxado.

Caipira

Aos poucos foi incorporado o violão e a sanfona. Cornélio Pires, compositor, foi quem apostou neste gênero musical. Em 1929, foi a primeira gravação do tema “Jorginho do Sertão” registrada pela dupla Mariano e Caçula.

Foi com o veículo de comunicação rádio que a música disseminou pelo país e chegou nas cidades grandes. Foi o mesmo movimento humano, o êxodo: do rural para o urbano. Lembrando que a palavra caipira era algo negativo nos anos 20 e 30.

Sertanejo

E foi para fugir do preconceito que o estilo musical se transformou em sertanejo e agregou novos instrumentos. Na época dos anos 70, a dupla Milionário e José Rico misturaram a maneira de cantar com instrumentação mexicana. Já nos 80, veio as viradas de bateria, sintetizadores e melodias do pop.

É a época de grandes sucessos sertanejos, como o Leandro e Leonardo, Zezé Di Camargo e Luciano, Roberta Miranda, João Paulo e Daniel e muito mais.

Sertanejo Universitário

É o sertanejo adaptado para o século XXI e fruto direto das mudanças dos anos 80. E não precisa de formação em dupla, pode ser cantado individualmente com batidas e estética do country americano.

As letras são românticas e urbanas com destaque para artistas femininas. O maior objetivo é fazer as pessoas dançarem, e aí que está a referência da música caipira: dançar e prestar atenção a letra.

E foi com esta nova vertente da música sertaneja que alguns artistas despontaram carreira em Ourinhos. Não tem quem não gosta de curtir uma boa música sertaneja aos finais de semana cantada pelos nossos artistas locais.

Por isso, a Solutudo Ourinhos traz para você três cantores sertanejos da cidade para você conhecer mais, acompanhar nas mídias sociais e marcar presença nos shows. É garantia de muita diversão, alegria e, claro, muita dança. Confira:

Zé Roberto

A sua voz é mais romântica e embala qualquer um em seu show, até quem não curte o sertanejo vai começar a admirar o estilo musical. É muito famoso e já participou de alguns programas televisivos com destaque.

Mídia social: @zerobertoofficial

Foto: Facebook Zé Roberto/Massoni Fotografia

Celio e Serginho

Uma dupla simpatia e muito conhecida no município. São especialistas em animar a sua noite. O dia de show, o local fica lotado e o público se mantém na mesma vibe positiva da dupla.

Mídia social: @celioeserginho_oficial

Foto: Facebook Celio e Serginho

Leticia Coimbra

Voz feminina marcante, tem presença em palco e mostra que veio para fazer sucesso. Sabe o que faz e tem uma legião de fãs em Ourinhos e região. Os seus shows também são de muita animação e o seu toque de mulher faz ser um momento mais agradável possível.

Mídia social: leticiacoimbraoficial

Foto: Facebook Leticia COimbra/Fran Bittencourt Fotografia

Fonte histórica: site Toda Matéria


Em qual show você vai querer estar presente, hein?


LEIA TAMBÉM

–> Ourinhos está a 49km de distância de um dos melhores Resorts do Brasil

–> Quantas pizzarias existem em Ourinhos?

–> 6 incríveis curiosidades sobre Ourinhos que você ainda não sabe


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana de Ourinhos e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Siga a Solutudo Ourinhos nas mídias sociais:

CLIQUE AQUI PARA O FACEBOOK!

CLIQUE AQUI PARA O INSTAGRAM!

5/5 - (1 vote)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui