A população LGBTQI+ ainda é vista com muito preconceito pela sociedade brasileira. A falta de visibilidade ou a representação estereotipada em conteúdos publicitários, além de serem fruto desse preconceito, ajudam a reforçá-lo.

Para diminuir esse efeito na publicidade, uma ONG gaúcha chamada Viva Voz criou um banco de imagens LGBTQI+ com fotos que não sejam estereotipadas. A versão beta do projeto Tem Que Ter foi lançada no último dia 25 e já está disponível para uso.

A galeria reúne cerca de 150 fotos de pessoas comuns da comunidade e  não de atores contratados e estão disponíveis para download gratuito. Elas foram feitas por cinco fotógrafos diferentes em São Paulo e Porto Alegre e buscam mostrar pessoas nas mais diversas situações.

As fotos do Tem Que Ter buscam representar a diversidade dentro da população LGBTI+ (Foto: Tem Que Ter)

O projeto Tem Que Ter foi realizado a partir de uma iniciativa chamada SaferLab. A iniciativa é idealizada pela Safernet em parceria com o Google.org  e Unicef Brasil e concedeu 14 bolsas para projetos que visassem acabar com o discurso de ódio na internet. 

Na aba sobre nós no site do banco de imagens, as publicitárias afirmam que a representatividade da população LGBTI+ na internet é quase nula no Brasil. “A publicidade tem poder e é responsável por transformar o jeito que pensamos e agimos. Dessa forma, é necessário aprofundarmos a discussão sobre o papel de marcas, produtos e serviços na promoção da diversidade”, complementam.


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui