O Santuário de Fátima está edificado em Lins, interior de São Paulo. Suas belezas arquitetônicas são dignas de reconhecimento. Desde sua história inicial até aos dias de hoje, ela representa a garra do povo religioso da cidade de Lins.

Santuário de Fátima em Lins vista a partir da sua galeria

Não é preciso esforço algum para entender que Lins é uma cidade privilegiada no que diz respeito aos seus temas religiosos. Diversos eventos, templos e histórias confirmam ser aqui uma terra acolhedora.

Muito se pode falar sobre isso, mas, pontualmente, esta matéria tem o objetivo nobre de te fazer conhecer um pouco mais da história do Santuário de Fátima. Também apresentaremos diversas fotos sem a pretensão de seguir uma ordem cronológica correta, apenas com a intenção de permitir sua apreciação à medida em que os textos se avançam.

Trabalhadores na construção do Santuário de Fátima

PADRE NORBERTO MASARU KONDO

Padre Kondo

Há o que se falar em abundância deste ilustre líder religioso. Hoje, nos prendemos a falar um pouco sobre uma das suas grandes obras na cidade, o Santuário Nossa Senhora de Fátima. O padre construtor, de naturalidade japonesa, viveu de 1919 à 2007. Em breve, esforçaremos para escrever matéria digna deste linense que muito honrou a cidade. A título de orientação, mesmo não tendo acento, a leitura do seu nome é equivalente a “Kondó”. Você pode conhecer um pouco mais dos trabalhos dele, clicando aqui.

A pomba e a menina: um ato de graciosidade

O painel ilustra a história contada abaixo

Era março de 1953 quando Dom Henrique Gelam concedeu ao Padre Kondo a missão de construir a Capela no Bairro do Junqueira. Não havia igreja naquela região. O primeiro grande desafio era saber onde construí-la. Manifestou desejo de adquirir propriedade do Sr. José Zagretti, mas o pedido foi recusado e ele não tinha a intenção de vender parte de sua propriedade.

Uma grande procissão se realizou. Nessa celebração, acontecera a coroação da Santa. Para fazê-la, uma garota por nome Eunice foi escolhida aleatoriamente. No momento da coroação, e diante dos milhares que participavam da procissão, um garoto não identificado, soltou uma pomba que carregava consigo. Esta pousou na mão do bispo e, em seguida, sobre a coroa da Santa, finalizando sobre a cabeça da menina.

No dia seguinte, Pe. Kondo recebeu o sr. Zagretti, emocionado, decidido por doar uma quadra inteira para construção. O detalhe é que a menina Eunice é filha do sr. Zagretti. Coincidência ou uma obra divina? Não havia dúvidas diante de toda comunidade haver acontecido ali uma intervenção de Deus. A capela foi construída e tronou-se ambiente concorrido dos fiéis e palco de muitos matrimônios. Existe até hoje, servindo como setor administrativo e casa paroquial.

Interior da capela em 1960
Interior da capela em 1960

A construção da majestosa igreja

Cruzeiro trazido em procissão desde a Catedral Santo Antônio a ser instalado no atual Santuário.

Pe. Kondo é visionário. Seus sonhos são perseguidos com entusiasmo e não se limitava ao pouco. Tamanha a devoção deste e do seu povo, nascia o desejo de se ter uma igreja que comportasse mais pessoais e que fizesse jus ao fervor espiritual da comunidade.

Padre Kondo ao lado da construção e seu Jeep

Como um filho, o Santuário começou a ser imaginado por ele. Os recursos eram limitados. Duas quermesses por ano ajudavam a compor o fundo, além das muitas rifas e eventos que ele mesmo providenciava para arrecadar dinheiro para construção. Um detalhe que muitos comentam, é que, apesar do Pe. Kondo rifar seu Jeep, os sorteados devolviam o prêmio, dando a oportunidade da mesma ser sorteada novamente.

E em 8 de outubro de 1967, foi concluída ao lado da pequena Capela, uma majestosa Igreja de Nossa Senhora de Fátima.

Vista do interior do Santuário

No dia 1º de janeiro de 1968, foi criada a Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, pelo senhor Bispo. Dom Pedro Paulo Koop, e, ao mesmo tempo, a declarou Santuário, nomeando o Padre Kondo como seu primeiro Reitor. Mais tarde, no dia 27 de novembro de 1983, o senhor Bispo Dom Luiz Colussi a elevaria à condição de Santuário Diocesano Mariano e o confirma como seu Reitor.

Não vamos conseguir esgotar tudo que se pode falar sobre em apenas uma única matéria. Por isso, passamos a apresentar diversas fotografias que mostram o processo de construção da igreja no desejo que você consiga vislumbrar a história gloriosa deste tão imponente templo.

A igreja atualmente

O atual padre do Santuário de Fátima é o sr. Evandro Magri Calvoso, a quem agradecemos a recepção gentil. Há três anos em Lins, exalta o trabalho dedicado do Pe. Kondo.

Padre Evandro Magri Valvoso

Foi com alegria que nos contou os trabalhos que estão sendo providenciados por voluntários para se ter a reativação dos seis sinos presentes na torre. O maior deles tem no mínimo 1,50 cm de altura. Além disso, o grupo trabalha a reposição dos elementos para se ter o relógio da torre funcionando novamente. Um dos voluntários responsáveis foi participante quando criança nos trabalhos que Pe. Kondo exercia na comunidade. A previsão inicial é para maio deste ano. Além disso, um elevador de serviços será instalado.

Sinos do Santuário prestes a iniciar procissão desde a Catedral Santo Antônio

Dimensões

O responsável foi o engenheiro Pe. Dante Batista. Os pés direitos são variáveis de quatro a 16 metros. As paredes com espessura entre 30 e 60 centímetros com vitrais basculantes e fixos.

A mensagem do Padre Evandro para os linenses:

A comunidade que não valoriza o passado não tem história. E se não estiver aberta para o novo, deixará de ser escrita“, disse o Padre Evandro.

Um dos seus objetivos na igreja é a instalação de um memorial que apresentará um acervo histórico do Padre Kondo, bem como elementos que ajudem a contar a história da igreja na cidade.

Seu desejo é ver a comunidade fortalecida e que esta consiga cada vez mais conviver com as diferenças, se envolvendo no cuidado mútuo e que esteja sempre pronta para servir.

Desejando apresentar mais fotos da história da igreja, providenciamos este vídeo com os registro:

Por fim, mencionamos a importante contribuição do Pe. Washington Lair Urbano Alves, Chanceler do Bispado de Lins que, gentilmente colaborou com informações e fotos, bem como aos srs. Osório e Regina que atentamente nos apresentou as dependências da igreja.


Temos contado várias histórias interessantes de moradores da nossa cidade. Que tal você ler também:

João Geada: o homem que dormia em um ipê roxo em Lins e teve um final inesperado

Capela centenária isolada no canavial em Lins tem mistério revelado

Você sabe onde era o primeiro cemitério em Lins? Surpreenda-se!

A faxineira de túmulos de Lins e a história que nos deixou arrepiados


Que tal ficar por dentro das boas notícias de Lins? Eventos, empregos e histórias incríveis são postadas todos os dias.

Site de conteúdos de Lins
Instagram
Facebook

E se você conhece alguma história de Lins e acredita ser bacana que as outras pessoas também conheçam,

conte pra gente:

Whatsapp

Email: [email protected]

5/5 - (2 votes)

1 COMENTÁRIO

  1. Puxa vida. Muito interessante está história da Igreja Nossa Senhora de Fátima, também seu contrutor, Padre Kondó. Gostei muito da história da pomba que pousou na cabeça da menina, Eunice, filha do Senhor Zagreti, que diante disto, doou a área de terra prá construção do Santuário de Fátima. Sem dúvida, providência divina. Ah, tive muitos colegas que, ali se casaram, também, um irmão meu. Deus abençoe o povo que crê em Cristo, e em Nossa Senhora de Fátima. Deus seja louvado e glorificado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui