Na frente da sua casa tinha uma área sem nada.  Plantou arvores e fez diversas melhorias e hoje ela se tornou uma das mais bonitas e arborizadas da cidade.

Foto: Solutudo Lins

Qual é o bairro ideal? Como devem ser as suas ruas, espaços e pessoas? Embora a resposta esteja intimamente a percepções distintas, uma resposta sempre será comum: Sempre poderemos fazer alguma coisa para que o nosso lugar de residência seja melhor. Veja como o Sr. Newton fez da sua área de habitação um lugar bom e agradável para todos.

Foto: Solutudo Lins

O linense

Newton Godoy Mello, 84, nasceu em Lins em 1937. Casou-se com a sra. Santa Amalia e tiveram 3 filhos. Tapeceiro, trabalhou no Hospital Clemente Ferreira por 28 anos, onde se aposentou.

Foi em um passeio na cidade de Guaiçara que o sr. Newton cogitou com a família morar ali, entendendo que seria bom até mesmo para o acesso ao trabalho. Fez inscrição em um conjunto habitacional que estava sendo construído e por fim, sorteado.

Este é o monumento de inauguração do residencial; era o único elemento existente no terreno

Surge os primeiros movimentos

Bem em frente a sua casa havia uma área destinada a construção de uma praça pública; embora havia a proposta, o ambiente permanecia sem melhorias. Decidiu então fazer limpezas no terreno e plantar as primeiras flores.

Alunos forma conhecer a praça quando tudo estava no inicio

As primeiras árvores

Ele queria mais! Sabe a importância da arborização para a cidade, mesmo não tendo nenhum contato anterior com isso. Uma autorização do executivo permitiu o plantio das primeiras mudas. Eis aí a sua primeira plantação, trazida em um galão de 20 litros: Um pé de pitangas.

Esse Pé de Pitanga foi a primeira árvore plantada e está em plena produção

Não parou mais. Todos os dias ele baldeava água para regar as flores e mudas de árvores, até que enfim, instalada uma torneira. A escala de trabalho no hospital (12×36 horas) dava a ele a oportunidade de dedicar o dia todo de folga ali; nos outros, o fazia após as 19:30, quando enfim chegava em casa; incontáveis vezes retornava as 00:00 para casa. Todo trabalho é voluntário.

A oficialização do arranjo

Aqui é possível notar como o Sr. Newton compôs o paisagismo da praça

Ele queria muito que a praça recebesse um estudo paisagístico, mas não conseguindo, elaborou o seu próprio desenho, o que foi mantido pela prefeitura quando realizou ali a concretagem das passarelas. Todo desenho e distribuição que o Sr. Newton planejou, foi mantido intocavelmente.

E a praça cada vez mais completa

Embora não tenha plantado nenhuma árvore, pode contar com a ajuda do sr. José Luiz Souza, mais conhecido como “Bisao”. Foi ele que instalou os bancos e auxiliou em alguns outros processos. A esposa do Sr. Newton, sra. Santa, também auxiliou nos trabalhos.

Muito do que pode ser visto ali foi resultado do investimento financeiro voluntario do sr. Newton. É como que um filho e já ofertou reconhecível valor.

Criatividade e perseverança do Sr. Newton

Essa escultura foi feita por ele. Lamentavelmente vândalos destruíram. Ele precisou aprender com o tempo a ter paciência com as recorrentes interferências negativos. A perseverança foi o poder que usou para conseguir seus objetivos.

Sr. Newton mostrando a escultura aos netos, no inicio da década 00. Lamentavelmente sofreu vandalismo.

E a praça passa a ter o seu nome

Sim, oficialmente a praça recebe o nome de Newton Godoy Mello, graças a uma possibilidade legislativa à época. Desde 1998 denomina-se Praça Pública “Newton Godoy Mello. Atualmente não existe mais a possibilidade de espaços públicos receberem nomeações de pessoas vivas, o que torna o feito ainda mais especial.

O que tem na praça

Ah, poderia ser feita uma relação gigante, e provavelmente tornará o texto extenso. Vou citar algumas: Pau-Brasil, Jatobá, Oiti, Jaca, Guaiçara (espécie que dá origem ao nome da cidade), Ipê, Tamarindo, Manga, Aroeira, Fícus, Embu e por aí vai – sem contar as muitas espécies de florais e folhagens.

Conta ainda com mesas, bancos, iluminação, sem falta nada do que se espera de uma praça perfeita. A pintura do solo ainda é feita pelo sr. Newton. Para os trabalhos mais pesados, ele contrata um profissional de limpeza.

E a praça continua recebendo novos plantios e cuidados. Veja:

Lins também tem seu plantio

Foi na ocasião em que sua filha morou na cidade que ele recebeu o convite para plantar árvores em um espaço nas mesmas condições que ele já conheceu ao chegar em Guaiçara.

Edição do Jornal Debate em 2005 traz matéria com o Sr. Newton em Lins

A mensagem do cidadão apaixonado pelo que faz

“Sinto-me grato por tudo o que já conseguimos e espero que tudo o que aconteceu aqui, possa inspirar mais pessoas.”

Sugestão de Pauta: Lucas Cristian Fernandes.


Temos contado várias histórias interessantes de moradores da nossa cidade. Que tal você ler também:

Os 13 OVNIs de Lins: seria nossa cidade desejada por extraterrestres?

Você sabe onde era o primeiro cemitério em Lins? Surpreenda-se!

A faxineira de túmulos de Lins e a história que nos deixou arrepiados

J. Serafim: o legado de um pioneiro no jornalismo digital em Lins


Que tal ficar por dentro das boas notícias de Lins? Eventos, empregos e histórias incríveis são postadas todos os dias.

Site de conteúdos de Lins
Instagram
Facebook

E se você conhece alguma história de Lins e acredita ser bacana que as outras pessoas também conheçam,

conte pra gente:

Whatsapp

Email: [email protected]

4/5 - (3 votes)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui