A trajetória do jornalista linense que foi pioneiro na publicação de notícias da cidade e região via Facebook.

José Serafim da Cunha, nasceu em Cafelândia em 29 de julho 1973. De família humilde, precisou trabalhar cedo nas lavouras de café em Bacuriti, distrito do mesmo município.

Amante do futebol desde criança, era habilidoso e desejado pelos times da cidade. Todos queriam tê-lo como jogador das equipes.

Sua trajetória profissional

Já morando em Lins, teve a oportunidade do seu primeiro trabalho registrado no Supermercado Luzitana aos 15 anos de idade. O garoto era ousado e gostava de aprender coisas noivas. Logo aprendeu música e começou a rocar nas noites com o locutor e cantor linense Roy Nelson. Era 20 anos de idade, e muitas razões para se dizer que tudo estava caminhando conforme imaginado.

Casou-se com a sra. Adriana Cavalcante e teve um filho, o Leonardo.

Seu início no jornalismo

Foi recebendo uma oportunidade de trabalho no Jornal Debate que José Serafim teve o primeiro contato com o mundo das notícias e seu apego ao universo fotográfico. Logo também passou a produzir para o Jornal Correio de Lins. As habilidades que possuía o fez ser convidado pelo Dr. Heyde (im memoriam) para fazer as coberturas fotográficas dos eventos Arena Cross na região.

José Serafim nunca foi político, mas teve a oportunidade de oferecer seus trabalhos durante muitos anos, nos mandatos de vereador e prefeito do sr. Edgar de Souza.

J. Serafim: o inicio de tudo

É assim que se tornou conhecido na cidade. Amante de futebol e torcedor fanático do Clube Atlético Linense, unia a paixão esportiva ao hobby fotográfico. Não perdia uma única oportunidade de fotografar os jogos do Elefante da Noroeste. As fotos capturadas eram então publicadas em seu perfil pessoal no Facebook. Ainda por hobby, começou a compartilhar algumas notícias locais; logo dezenas de pessoas desejosas de participar das publicações enviavam solicitações de amizades. Atingindo o limite máximo de 5.000 amigos na rede, seu filho Leonardo Serafim o sugestionou a criação da página.

Como a página foi representada ao longo dos anos, sendo a última da esquerda para direita, o atual

Foi quando, em 2014 nascia a página J. Serafim Show. Sua primeira postagem está datada em 12 de setembro. Um verdadeiro portal de conteúdo regional. O crescimento foi exponencial. A página conta atualmente com mais de 181.000 seguidores. Suas fotos e informações já foram fontes para diversos canais de tv e mídias no Brasil inteiro.

Características do seu jornalismo

J. Serafim nunca apareceu em suas matérias. Leonardo, seu filho único, comenta que algumas pessoas sentiam surpreendidas quando o descobriam pelas ruas e desejavam tirar fotos com ele.

Outra marca era a condição de não emitir juízo pessoal sobre os fatos e a decisão de evitar colocar nome e fotos de pessoas locais que se envolviam com notícias negativas, no desejo de preservar as famílias dos envolvidos.

Além disso, quase que diariamente a página oferecia uma mensagem de fé, motivação e esperança.

De pai para filho

Leonardo, filho do J. Serafim

Infelizmente, J. Serafim faleceu em 2021 aos 47 anos. No entanto as sementes lançadas e o legado construído permanecem até hoje. Leonardo Serafim, seu filho, decidiu continuar o trabalho. Sabe que é esta a forma de valorizar o que foi construído. Sentiu-se desafiado para tal missão. Nunca teve contato com o meio jornalístico. Mas não se acovardou. Aos 19 anos, Leonardo conta que está empenhado em manter as características do jornalismo presente na página e que conta com amigos especiais para avançar os trabalhos, como por exemplo, Willian Abdalla, radialista em Lins.

J. Serafim, o pai amoroso

“Meu pai era amoroso; tinha o coração enorme. Não pensava muito para ajudar o próximo e sempre foi um pai maravilhoso.”

A lição que fica

“Ele sempre comentava que um dia eu daria a sequência aos trabalhos dele; sempre acreditei, mas só não sabia que seria tão rápido. Saber que ele curtiu a vida como merecia nos traz um pouco de conforto ao coração. Aprendo que a gente deve viver o hoje com intensidade, pois o amanhã só pertence a Deus.”

O Futuro dos trabalhos

Leonardo Serafim está trabalhando com afinco para que a página continue crescendo e luta diariamente pra alimentá-la de pautas de interesse aos seguidores. Os anúncios o ajudam a manter o trabalho. Abaixo o link que dá acesso ao conteúdo da página J. Serafim Show.
Página J.Serafim Show


Assim contamos mais uma história de um ilustre linense que se tornou referência no jornalismo regional. Credibilidade e confiança foram suas maiores conquistas. Como é bom descobrir a história anterior ao sucesso das pessoas, não é mesmo? O que você acha do trabalho que o J. Serafim desenvolveu na cidade? Qual sua palavra de estímulo ao jovem Leonardo Serafim? Conte pra gente, nos comentários.

FacebookSolutudo Lins Instagram@solutudolins

4/5 - (183 votes)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui