Na década de 1980, o amado escritor Orígenes Lessa estava apaixonado por movimentar a cultura de nossa cidade. Realizava viagens e arrecadava peças de arte históricas. Em um certo momento, realizou um leilão de ruas da cidade e o custo para cada uma foi em livros.

A Caravana e o Escrevedor

Nessa paixão desenfreada por tornar Lençóis um polo de artes e cultura, Orígenes trazia consigo a chamada Caravana dos Escritores. Uma comitiva de autores que criaram vínculos de amizade com Orígenes, que durante muitos anos gerou uma rede de pessoas apaixonadas por contar e emocionar com boas histórias.

Porém, Orígenes não se incluía no grupo como um autor, poeta ou escritor, ele preferia um título mais humilde, dado por um sobrinho ainda quando criança. Orígenes dizia ser apenas um Escrevedor.

Foto: Divulgação.

O jornalista e o prefeito

Em Julho de 1983, ocorreu um concurso literário e para prestigiar os ganhadores, a Caravana de Escritores visitou nossa amada Lençóis Paulista. E foi nesta visita da Caravana dos Escritores que o nosso Escrevedor se sentou entre o Prefeito Ideval Paccola e o lendário autor, jornalista e teatrólogo, Pedro Bloch, e começou, como em todas as vezes, exclamar com orgulho que “Lençóis possui mais livros que habitantes”. E muitos destes livros eram frutos da sua dedicação e do famoso “leilão de ruas”, mas isso é história para outro dia.

Recepção da Caravana dos Escritores na Pousada dos Arcos – Março de 1983 – Acervo Pessoal de Cecília Gomes Bianchini no Grupo Lençois Paulista Viva! – Reprodução

E durante a conversa, Pedro Bloch, muito íntimo de Orígenes disse: “Então, esta é a Cidade do Livro”. O prefeito da época ficara tão encantado com o título e em 22 de Setembro de 1984 emitiu um Decreto Exclusivo de número 50/84 instituindo o slogan “Lençóis Paulista – Cidade do Livro”.

Inesquecível

O evento foi marcante tanto para o slogan da cidade quanto para pessoas que tiveram seus momentos únicos com autores encantadores da época, que autografaram e dedicaram seus livros, agendas e textos a quaisquer um que os abordava, fato que se repetiu em todas as Caravanas.

Caravana dos Escritores posando em frente a BMOL – 7 de Março de 1986. – Acervo Pessoal de Fernando Almeida no Grupo Lençois Paulista Viva! – Reprodução

E foi inesquecível para muitos que viveram aqueles momentos, como foi o caso de Ivani Carvalho:

“Foi feito um Concurso Literário nas escolas e eu fui uma das ganhadoras, inclusive tenho uma plaquinha que recebi das mãos do escritor Pedro Bloch em evento no UTC, e consta lá: Julho de 1983”, relatou Ivani no grupo ‘Lençóis Paulista Viva!’ no Facebook.

De fato, Lençóis Paulista é a Cidade do Livro. Hoje, com mais de 140 mil livros, uma média de quatro a cinco livros para cada habitante, o título se faz presente em todo canto. E, talvez, muito em breve, o título dado por Pedro Bloch se torne ultrapassado, pois, há um projeto de Lei de atribuir a Lençóis o título de Capital do Livro, mas por enquanto temos que aguardar. Afinal, o projeto ainda não foi aprovado. Até lá, aproveitemos ser o lar de um dos maiores autores do Brasil, o eterno Escrevedor da Cidade do Livro.


Deixo aqui um agradecimento ao grupo “Lençóis Paulista Viva!” que nos ajudaram a coletar estas informações e fotografias incríveis!

Leia também: Vila Cruzeiro: as histórias e curiosidades do icônico bairro de Lençóis


E você quer ficar por dentro de todas as boas notícias de Lençóis? É só acessar o link aqui para participar do nosso grupo exclusivo de reportagens!


Você já era nascido quando a Caravana visitou a cidade?

Nos conte nos comentários!


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário ali embaixo, isso nos incentiva demais!

E se você conhece alguma história que merece ser contada aqui na Solutudo envie para sugestã[email protected]!

Ou

Fale com o autor!


Fique por dentro dos detalhes de Lençóis seguindo
as nossas redes sociais:

Clique aqui e siga o Instagram / Clique aqui e curta nosso Facebook!

#solutudodebom!

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui