Na década de 1990, era comum ter encontros em homenagem aos professores no seu dia, em outubro. Muitos destes encontros eram realizados no Restaurante do Chapadão, há poucos minutos de distância do perímetro urbano de Lençóis Paulista e movimentavam o setor educacional da cidade em uma linda festa! Veja se você reconhece algum professor ou professora nas fotografias abaixo:
Homenageados
No evento, além de ser uma celebração pelos trabalhos educacionais dos mestres de Lençóis Paulista, ainda existia um extra, um homenageado especial.
E, assim, há 25 anos, em 1997, o grupo de professores da rede pública de Lençóis se reuniu mais uma vez e naquela ocasião uma amada professora fora escolhida como destaque para honrarias: Idalina Canova, a mesma que hoje é homenageada como nome de uma escola. O evento foi um marco na vida de todos que participaram e graças as redes sociais muitos admiradores dos professores maravilhosos podem reviver os bons momentos que tiveram com eles, revendo-os em um momento único!
Diferenças
Segundo Milton Moretto, proprietário do acervo fotográfico divulgado nesta matéria, na época professores eram funcionários públicos apenas estaduais e não havia a divisão que existe hoje entre estado e município, porém a dedicação era a mesma.
A classe era unida e sempre conseguia reunir um número significativo de participantes nos encontros. Muitos se entusiasmavam com a chegada do evento e faziam questão de participar, até mesmo, da comissão organizadora.
A verdade é que muitos destes se tornavam amigos próximos e criavam laços e vínculos especiais. Os encontros serviam muitas vezes para matar a saudade de um colega que, mesmo morando na mesma cidade, ficava difícil de encontrar!
Hoje
Atualmente, a maioria dos professores encontrados nas fotografias já se encontram aposentados, alguns continuam na ativa e outros, infelizmente, já partiram. Porém, seus legados na educação lençoense são eternos e os bons frutos de seus trabalhos seguem por toda a cidade.
Frutos que se tornaram em muitos casos seguidores dos caminhos trilhados pelas mãos cobertas de giz de mestres inesquecíveis e, hoje, carregam o título daqueles que mais lhe ensinaram em suas vidas, carregam o poder e honra de serem chamados também de professores.
Agradeço ao senhor Milton Moretto por compartilhar seu acervo que serviu de inspiração para essa matéria no sempre presente grupo do facebook Lençóis Paulista Viva!
Leia também: A verdadeira e controversa história do primeiro automóvel de Lençóis Paulista
Reconheceu alguém nestas lindas fotografias? Nos conte nos comentários!
Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário ali embaixo, isso nos incentiva demais!
E se você conhece alguma história que merece ser contada aqui na Solutudo envie para sugestã[email protected]!
Ou
Fique por dentro dos detalhes de Lençóis seguindo
as nossas redes sociais:
Clique aqui e siga o Instagram / Clique aqui e curta nosso Facebook!