O aplicativo WhatsApp é um dos queridinhos do brasileiro. O tempo todo você encontra pessoas trocando mensagens por aí, seja nas ruas, restaurantes, pontos de ônibus… Com tantos usuários utilizando o aplicativo, seu uso se expandiu também para o mundo das empresas.

Assim, surgiu uma oportunidade de relacionamento personalizado e rápido, ideal para as duas partes. Nesse conteúdo, vamos te contar as melhores formas de aproveitar esse recurso em sua empresa!

1- Uso do whatsapp nas empresas

Para entender um pouquinho da importância do aplicativo, olha só esse dado: conforme o site Messenger People, 98% dos usuários brasileiros de smartphones usam o WhatsApp. Ou seja, praticamente todas as pessoas que possuem um smartphone!

Considerando todo o crescimento mundial do aplicativo, as empresas não ficaram de fora: aproveitaram a oportunidade e passaram a atender seus clientes pela plataforma, já que é uma forma mais rápida e facilitada de contato. O sucesso foi tanto que o próprio WhatsApp  criou o uma versão especial para as empresas, o WhatsApp Business.

2- O WhatsApp Business

Essa nova versão do aplicativo é muito similar ao convencional, mas possui algumas funcionalidades especiais para as empresas. E o melhor, continua sendo gratuito!

Os recursos e visual continuam os mesmos também. O que há de novo são algumas funções, como perfil da empresa, métricas e etiquetas.No perfil, você pode inserir endereço, horário de atendimento, e-mail e site da sua empresa. Com as métricas, você pode analisar a efetividade do seu uso, especialmente das mensagens, assim como o Facebook e Instagram também oferecem. Já as etiquetas permitem que você marque os seus clientes com tags, como por exemplo, “novo cliente”, “pago”, “pagamento pendente”, entre outras. Além disso, você também pode programar mensagens automáticas – um exemplo muito comum é quando um cliente envia uma primeira mensagem e já recebe alguma resposta, como os serviços oferecidos ou  uma mensagem de espera.

Imagens retiradas do portal WhatsApp.

Para começar a usar o WhatsApp Business ou saber mais, acesse aqui.

3- Como aproveitar o app de maneira correta

Independentemente do uso do WhatsApp Business ou do convencional, essas dicas são muito válidas!

  • Para atender os seus clientes da melhor forma, o ideal é que possua um padrão de atendimento. Por isso, sugerimos que treine sua equipe em cada etapa do atendimento;
  • Tenha um telefone de uso para a empresa, separando do seu número pessoal. Além demonstrar profissionalismo, você evita mensagens em horários fora do expediente de trabalho;
  • O uso do WhatsApp é muito rápido e dinâmico, e os clientes cobram isso. Ou seja, desejam ser atendidos rapidamente. Para isso acontecer da melhor forma, estabeleça horários de atendimento (por exemplo, nos dias e horários que sua empresa mais recebe pedidos) ou deixe uma pessoa responsável para cuidar disso;
  • Além dos serviços convencionais, você pode aproveitar para inserir outros serviços interessantes para o seu consumidor, como o acompanhamento da venda e avisos, por exemplo;
  • Outra oportunidade é o envio de promoções, novidades do dia, entre outras ações pontuais. Porém, atenção: o cliente deve autorizar esse envio!

4 – Avaliação é sempre bem-vinda

Para saber se a sua forma de atendimento está adequada aos seus consumidores, é preciso acompanhar os seus resultados, as tão conhecidas métricas.

Apesar da maioria das pessoas utilizarem o aplicativo, o seu público em específico pode não ter se adaptado a ele e os seus esforços nesse tipo de relacionamento podem não compensar. Dessa forma, ao avaliar as métricas, você saberá se está valendo a pena.

Você pode analisar através de alguns pontos:

  • Aumento visível do número de clientes ou vendas após inserir o uso do aplicativo em sua empresa;
  • Não utilização de outros recursos de atendimento ou economia desses, como por exemplo o uso da telefonia;
  • Próprias métricas do WhatsApp Business;
  • Comentários de clientes – não são exatamente métricas, mas é possível avaliar quando há elogios ou reclamações através do atendimento.

Então, agora que você já sabe tudo para usar o WhatsApp em sua empresa da maneira correta, não perca mais tempo e aproveite essa oportunidade!

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