Se você é um empreendedor, ou pretende ser um dia, certamente sabe que os desafios são muitos: finanças, burocracias, documentos, pessoas… São muitas decisões diárias, mas para que tudo isso corra bem, sua estratégia comercial precisa estar em dia!

Mas o que é essa tal estratégia comercial? É um plano para alcançar melhores resultados de venda, através de indicadores que tornam as ações traçadas melhor estruturadas.

Independente do tamanho do seu negócio, acima de tudo a estratégia é a chave para manter as engrenagens funcionando. Não importa se você atende o mundo todo ou se atua no seu bairro, investir um tempinho a mais pensando no planejamento comercial é essencial para qualquer empresa. Não sabe por onde começar? Então confira 3 dicas para começar a montar um planejamento certeiro!

1- Conheça seu mercado

Na guerra, mapear o terreno é uma questão de sobrevivência.

Saber bem como seus concorrentes se comportam não é uma exclusividade das grandes empresas. Entender o mercado, saber quando – e pra quem – seu segmento vende mais, quais são as estratégias de divulgação, além de estar atento às novidades do setor é fundamental para o negócio.

Quer um exemplo?  Vamos pensar na sazonalidade. É bem provável que, no início de outubro, uma loja de brinquedos venda mais que uma joalheria, concorda? Dia dos pais, dia das mães, dia dos namorados, dia das crianças, mês das noivas… Qual época é mais forte para o seu segmento? O que seus concorrentes não estão fazendo e você pode fazer para aproveitar a baixa temporada?

2-Encontre seu diferencial

Você, a sua empresa, seus produtos e seus serviços são únicos. Descubra o que te faz diferente e aposte nisso!

Quando um consumidor não vê diferença entre um produto e outro, sobra pouca informação para que ele possa decidir qual comprar, concorda? É nesse momento que o preço fala mais alto. É claro, não há nada de errado em oferecer a opção mais barata, mas existem outras formas de se posicionar na mente do consumidor.

Atendimento personalizado? A entrega mais rápida ou, quem sabe, o único delivery da região? O ambiente mais aconchegante?  É a loja mais tradicional do seu segmento? Tem produtos exclusivos ou trabalha com a maior variedade? Será que você não tem a melhor localização da cidade? Talvez seja seu estacionamento próprio no lugar mais difícil de encontrar vaga de toda a região? Descubra o que você tem de mais valioso para seu público, aproveite essa vantagem e você vai notar que tem menos concorrentes do que imaginava!

3- Divulgue seu trabalho

Ótimo, você já descobriu o que a sua empresa tem de mais especial e já conhece seu setor como ninguém! Agora é o momento de aproveitar essas oportunidades e comunicar ao mundo – e ao seu público alvo – que a sua empresa tem a melhor solução!

Ok, sabemos que investir em divulgação pode ser bastante custoso – não é mesmo, horário nobre? – mas também pode ser muito barato. Sua empresa pode escolher entre diversas mídias, mas a presença digital é fundamental.  A boa notícia é que ela tem um custo acessível e você pode alcançar resultados incríveis utilizando as mídias sociais e o Google. Estude vantagens e desvantagens de cada mídia e divulgue seu trabalho!

Concluindo…

Sua empresa já investe tempo e energia para pensar nessas estratégias? Parabéns! Esse é um ótimo começo para você alavancar seu negócio!

Ainda não deu início ao seu planejamento? Calma! Sempre há tempo. Essas são apenas algumas dicas, mas siga aprendendo para destacar-se e sair na frente! Gostou das dicas e quer saber mais? Veja também nosso artigo com 4 Assuntos que você não pode deixar de lado na sua Estratégia Comercial!

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