A Embraer divulgou nesta sexta-feira (16) as primeiras imagens de seu protótipo de aeronave com tecnologia de propulsão 100% elétrica. Baseado no EMB-203 Ipanema, fabricado na unidade de Botucatu (SP), o avião de pequeno porte deverá fazer um voo de demonstração no próximo ano e está sendo desenvolvido em parceria com a catarinense Weg.

Durante a apresentação do projeto, o vice-presidente executivo de engenharia e tecnologia da Embraer, Daniel Moczydlower, afirmou que o modelo Ipanema foi o escolhido por permitir uma adaptação rápida e de custos reduzidos.

Avião já está pronto para receber os sistemas e componentes de voo
Foto: divulgação/EMBRAER

“O processo de eletrificação faz parte de um conjunto de esforços realizados pela Embraer e outras empresas do setor aeronáutico que visam atender seus compromissos de sustentabilidade ambiental, a exemplo do que já vem sendo feito com biocombustíveis para redução de emissões de carbono”, afirmou a Embraer, em nota.

Por enquanto, Embraer e Weg trabalham no desenvolvimento da tecnologia de propulsão elétrica, não em um produto finalizado. A Weg, que já desenvolvia peças para trens, ônibus, caminhões e barcos, será a responsável por fabricar o motor e o inversor da aeronave em sua sede em Jaraguá do Sul (SC).

A Embraer também anunciou que fechou uma parceria com a Parker Aerospace para fornecer o sistema de arrefecimento do avião demonstrador da tecnologia.

O primeiro voo do protótipo está previsto para 2020, diz a empresa aeronáutica. O anúncio chega a tempo dos 50 anos da Embraer, que serão completados na segunda-feira (19).

O avião de pequeno porte deverá fazer um voo de demonstração no próximo ano
Foto: divulgação/EMBRAER

Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: carlos.pessoa@solutudo.com.br

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui