Em 09 de abril de 1980 foi instituído no Brasil a Semana Nacional do Livro e o Dia do Bibliotecário. Por este motivo, o dia 09/04 é conhecido como o Dia Nacional da Biblioteca. Você sabia que em Bauru nós temos 6 bibliotecas?

A Biblioteca Central é informatizada desde 2002 e conta com um acervo de 44 mil obras disponíveis, além de periódicos, vídeos e hemeroteca. Tem como espaços a Biblioteca Infantil “Ivan Engler de Almeida”, a Gibiteca Municipal “Aucione Torres Agostinho”, a Biblioteca Verde e a Sala de Acessibilidade.

A Biblioteca Infantil também conta com uma brinquedoteca e espaço para teatro, demonstrando que o livro também é brincadeira. Além disso, são desenvolvidas atividades de contação de histórias, oficinas, concursos de frases.

A Gibiteca abrange em seu acervo cerca de 10 mil exemplares de todos os gêneros das histórias em quadrinhos. Por exemplo, mangá, terror, faroeste, super-heróis, ficção científica e leitura adulta.

A Biblioteca Verde concentra o material de meio-ambiente e ecologia, com 200 títulos, além de revistas e pesquisas sobre o assunto.

Com livros em Braille, áudio-livros e material multimídia, o Espaço de Acessibilidade possui equipamentos para leitura inclusiva, como o Scanner Plustek, que transforma o texto em som, além de computadores e vídeos.

Além da Biblioteca Municipal Rodrigues de Abreu, Bauru conta com mais 5 bibliotecas em diversos bairros da cidade.

Veja aqui qual fica mais perto de você:

Biblioteca Ramal Sala de Leitura Ouro Verde

Biblioteca Ramal Jardim Progresso

Biblioteca Ramal Mary Dota 

Biblioteca Ramal Núcleo Geisel

Biblioteca Ramal Vila Falcão 

Mais do que fazer a tradicional empresta de livros, as bibliotecas em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura costumam oferecer cursos de artesanato e de música para a comunidade.

O acervo da Divisão de Bibliotecas está cadastrado em um único Banco de Dados. Portanto, permite empréstimos entre as Bibliotecas. Atualmente o acervo municipal é de 62.463 títulos e 82.191 exemplares (Biblioteca Central e Ramais).

Para se cadastrar, é só ir a uma Biblioteca próxima a sua residência, com seu CPF, RG e um comprovante de residência.

Quer ficar sabendo quando for rolar alguma atividade bacana?

Fique de olho na nossa Agenda de Eventos!

Baixe nosso aplicativo AQUI.


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: sugestao.pauta@solutudo.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui