Em 2021, Bauru fará parte, pela quarta vez, do Sonora Festival Internacional de Compositoras, que tem como objetivo dar visibilidade para as mulheres na música. O evento está presente em 74 cidades no mundo e acontece desde 2016 em locais como San José (Costa Rica), Lisboa (Portugal), Austin (Estados Unidos), Essaouira (Marrocos), Bogotá (Colômbia), Barcelona (Espanha), Buenos Aires (Argentina) e muitos outros.

A edição desse ano repetirá o formato online colocado em prática em 2020, oportunidade na qual, segundo a organização, mil e duzentas pessoas acompanharam as sete horas de transmissão ao vivo, com shows e entrevistas com as 15 compositoras participantes!

Dessa forma, as inscrições para essa edição estarão abertas até o dia 15 de setembro, e a meta das produtoras é superar esses números e mobilizar a cidade com o tema “mulher sem limites“. “A compositora que passa pelo sonora é reconhecida pelo seu talento e incentivada a atuar da melhor forma no mercado de trabalho. Além de integrar nossa rede de contatos, as participantes de 2021 vão receber suas apresentações em vídeo para utilizar esse material como apoio na hora de agendar shows em casas de música, como o SESC Bauru“, explica a voluntária Vitória Cação.

O Sonora Festival Bauru acontecerá no dia 22 de outubro, e contará com mulheres da Cidade Sem Limites e de toda a região que trabalham com músicas autorais.

Quem pode participar?

De acordo com as organizadoras, compositoras mulheres, cis ou transgênero, de todas as idades e estilos musicais, que podem ou não estar acompanhadas de músicos (de todos os gêneros).

Vale ressaltar que menores de 18 anos necessitam de uma autorização por escrito, a qual deve estar assinada por um responsável legal (o documento com este fim estará disponível no ato de inscrição).

Como realizar a inscrição?

As inscrições devem ser feitas por meio de um formulário online, acessível pelo link: <https://forms.gle/NS91aTrLNdpujr2L7>.

O resultado das compositoras selecionadas será divulgado no dia primeiro de outubro.

Mulheres na música

De acordo com o site oficial do evento, o projeto do festival surgiu da hashtag #mulherescriando, uma iniciativa da musicista Deh Mussulini. O intuito da movimentação no mundo digital era desfazer a ideia de que existem poucas mulheres compositoras, dando visibilidade para que essas profissionais divulguem seus trabalhos nas redes sociais. 

Ainda segundo a organização, a rede já atingiu 16 países. Para elas, a promoção de iniciativas como essa contribuem para que a presença das mulheres na música, como compositoras, seja legitimada, “empoderando-as artística, profissional e economicamente, contribuindo para a redução da desigualdade de gêneros no meio musical”.

Confira o vídeo que mostra o evento em Bauru, quando foi organizado presencialmente (antes da pandemia, é claro), com depoimentos das compositoras e das produtoras.

Serviço

Inscrições: até dia 15 de setembro

Evento: 22 de outubro

Instagram: @sonorafestivalbauru

E-mail: [email protected]

LEIA TAMBÉM


Quer ficar por dentro de todo o conteúdo da Solutudo Bauru? É só seguir a gente no Instagram e curtir nossa página no Facebook!

Gostou desse conteúdo sobre mulheres na música com o Sonora Festival Bauru? Então deixe seu comentário no campo abaixo!

E se você conhece alguma história de Bauru e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo nosso WhatsApp.

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui