Com a mudança de temperatura e as características típicas de cada estação do ano, como o aumento da umidade no verão, é natural que o corpo sinta o clima e demonstre sinais desse contato com o ambiente. Assim, a pele e o cabelo são duas partes que merecem atenção e exigem cuidados mais específicos durante o período de calor.

Em Bauru, uma cidade bastante quente no verão, dá para sentir as mudanças nos fios e na pele nessa época, não é? Especialmente com as atividades que se tornam mais comuns, como frequentar piscinas, e como consequência da maior exposição ao sol. Por isso, a dermatologista bauruense Vanessa Mello Tonolli dá dicas e responde perguntas sobre como manter o cabelo e a pele saudáveis na estação!

Principais queixas no verão

De acordo com Vanessa, a estação mais quente do ano pode ser o terror de quem tem pele oleosa. Isso porque ocorre o aumento da oleosidade no rosto e no couro cabeludo, o que pode levar ao surgimento de acne, à percepção dos poros mais dilatados e do cabelo com aspecto de “sujo” quase que diariamente. “Para controlar o excesso de oleosidade, contamos com o uso de tópicos em casa e também com alguns tratamentos como peelings e lasers no consultório”, observa a especialista.

Exposição ao sol e proteção

Uma das questões principais envolvendo a estação mais quente do ano é a exposição ao sol tanto no dia a dia quanto para quem quer aproveitar o verão para se bronzear.

A dermatologista explica que o sol é necessário para o organismo, seja para produção de vitamina D, para a prevenção de algumas doenças ou mesmo para melhorar a qualidade do sono. “No entanto, a exposição solar diária necessária é em pequena quantidade: cerca de 15 a 20 minutos ao dia em apenas 15% da superfície corporal já é o bastante em pessoas de pele clara, por exemplo”, afirma.

Dessa forma, Vanessa analisa que bronzear a pele requer muito mais tempo de exposição, além de, geralmente, tratar-se de uma área corporal grande. Logo, alerta que quantidades aumentadas de radiação solar podem levar ao desenvolvimento de câncer de pele, manchas e envelhecimento precoce. Por isso, a dermatologista indica que o tipo correto de bronzeamento é o que utiliza tinta para pigmentar a pele.

Por falar em manchas na pele causadas pelo sol, como será a melhor forma de evitá-las? A especialista recomenda proteção com medidas como o uso de chapéus, roupas com proteção UV e também dos filtros solares. “Já para quem sofre com melasma, evitar o sol é imprescindível”, acrescenta.

No que diz respeito ao filtro solar, Vanessa avalia que, via de regra, o fator de proteção solar (FPS) deve ser maior ou igual a 30 no mínimo. Além disso, é importante repassar, idealmente, a cada três horas ou sempre que tomar banho ou suar. “Na prática, eu oriento os pacientes a aplicarem pela manhã e reaplicarem após o almoço se forem permanecer em ambientes fechados apenas”, pondera.

Praia, piscina e banhos

Basta um dia de praia ou de piscina para sentir o cabelo diferente, e a dermatologista bauruense elucida que isso acontece porque a radiação solar, por exemplo, é nociva porque degrada a queratina, proteína que compõe a estrutura dos fios, deixando-os mais ressecados e quebradiços. Já o sal presente na água do mar desidrata o cabelo, que também pode entrar em atrito com a areia. A água da piscina, por sua vez, conforme observa Vanessa, contém cloro, que faz os fios ficarem opacos e quebradiços, além de sulfato de cobre, que pode levar a um ‘esverdeamento’ mais visível nos loiros.

Além disso, pensando que, no calor, as pessoas tomam mais banhos e o suor se torna uma realidade, a dúvida que surge é: pode lavar o cabelo todos os dias? A especialista responde:

“Existe um mito de que lavar o cabelo diariamente pode causar mais queda ou danificar os fios, o que não é verdade. Deve-se tomar cuidado apenas com a temperatura da água (que não pode ser muito quente) e com o uso de fontes de calor – estas sim são as grandes responsáveis por danos aos fios. Por isso, se for usar secador, sempre mantenha uma temperatura média e deixe-o a uma distância de cerca de 15 cm do cabelo. Usar protetores térmicos também é uma ótima medida de proteção”.

Produtos mais importantes

Considerando todo esse cenário, Vanessa indica os produtos essenciais no verão:

  • “O filtro solar é o principal produto de skincare da estação, seguido de um bom sabonete para higienização da face. Lembrando que o sabonete ideal é aquele que limpa sem ressecar para que não exista uma produção exagerada de sebo. No cabelo, utilizar filtro solar também é recomendado, pois a radiação solar pode danificar os fios de forma semelhante ao que acontece com a nossa pele”.

“O filtro solar é o principal produto de skincare da estação, seguido de um bom sabonete para higienização da face. Lembrando que o sabonete ideal é aquele que limpa sem ressecar para que não exista uma produção exagerada de sebo. No cabelo, utilizar filtro solar também é recomendado, pois a radiação solar pode danificar os fios de forma semelhante ao que acontece com a nossa pele”.

Vanessa Mello Tonolli , dermatologista bauruense
Dermatologista bauruense explica quais os principais cuidados com a pele e o cabelo no verão
Vanessa Mello Tonolli, dermatologista de Bauru (Foto: Arquivo pessoal)

Dicas para manter pele e cabelo saudáveis

A dermatologista bauruense Vanessa Mello Tonolli resume os cuidados e destaca medidas:

1- Evite a exposição solar em excesso;

2- Aplique protetor solar no cabelo e na pele;

3- Use chapéu sempre que for ficar no sol;

4- Lave os cabelos logo que sair do mar ou da piscina para remover o excesso de sal e de cloro, respectivamente;

5- Consulte um dermatologista da sua confiança para indicar os melhores produtos e tratamentos para o seu tipo de pele.

LEIA TAMBÉM


Consultoria: Vanessa Mello Tonolli, dermatologista | CRM 145.401-SP | RQE 47620

Quer ficar por dentro de todo o conteúdo da Solutudo Bauru? É só seguir a gente no Instagram e curtir nossa página no Facebook!

Gostou desse conteúdo? Então deixe seu comentário no campo abaixo!

E se você deseja ver algum tema por aqui ou conhece alguma história de Bauru e quer que ela seja contada na Solutudo, entre em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo nosso WhatsApp.

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui