Aos 24 anos, Ana Beatriz Demarchi é formada em gastronomia, é chef confeiteira, dona de uma empresa de doces e a pessoa responsável pelo sucesso do Tips by Ana Bia, que conta com mais de 21 mil seguidores no Instagram. Com quase quatro anos produzindo conteúdo nas redes sociais, Ana compartilha no perfil sua rotina e, principalmente, dicas culinárias.

Para ela, sua formação e conhecimento são diferenciais no que diz respeito à sua presença online. “Eu realmente entendo do que eu estou falando. Eu uso o que eu aprendi, provo tudo e compartilho o que eu achei, além de ter um olhar mais crítico, porque eu entendo todas as técnicas, considero sabor, apresentação, enfim”, explica Ana Bia.

O início de tudo

A influenciadora bauruense conta que sempre foi comunicativa e gosta muito de lidar com pessoas, mas a ideia de criar conteúdo online surgiu quando ela identificou algo que faltava na cidade. “Não tinha nada parecido em Bauru”, relata. Ana explica que, como consumidora, quando sentia vontade de ir a um restaurante, sentia falta de uma fonte de informação para saber como era o menu, quais as opções de pratos e os preços.

“Eu ia nos lugares e tirava fotos de todos os cardápios. Quando eu comecei, os lugares não tinham menu online, por exemplo. E aí eu comecei a postar e as pessoas gostavam, falavam: ‘Ana, eu vi todo o menu no seu perfil antes, fui lá e pedi o mesmo que o seu”. E eu fui percebendo o que meu público queria, o que gostava mais. Passei a elaborar receitas, contar sobre lugares novos, quais os meus pratos preferidos de cada restaurante. E eu tenho um feedback muito legal!”, narra a chef e influenciadora.

Dessa forma, Ana lembra que, como seus seguidores sempre queriam saber mais informações, teve a ideia de criar um perfil para compartilhar as dicas e, assim, nasceu o Tips by Ana Bia. Desde então, é ela quem faz tudo por lá: das receitas e as gravações até as edições, os textos e a parte financeira. “Me divido em mil, e meu perfil é a minha cara”, pontua.

Maravilhas e desafios

Quem acompanha o Tips by Ana Bia pode pensar que é o trabalho perfeito: receber e experimentar tantas comidas gostosas e diferentes praticamente todos os dias. E ela garante: “É muito incrível, eu gosto demais do que eu faço! As maravilhas são muito maiores do que as partes difíceis”. Assim, para a chef, trata-se de um compromisso muito importante.

“Chega a ser engraçado porque são pessoas que eu nunca vi e me perguntam coisas que eu penso: ‘é uma responsabilidade imensa!’. Tem seguidor que fala: “Hoje é meu aniversário e eu quero comemorar. Me indica um lugar? Onde você falar eu vou!”. E, realmente, eu só indico o que eu gosto e confio, porque não tem como brincar com tudo isso”, observa.

Nesse sentido, Ana acredita que sua expertise sobre o conteúdo que posta é essencial. “Não digo que você precisa ser formado em gastronomia para compartilhar sua opinião. Todo mundo é capaz de influenciar. Mas, se você entende do que está falando, e se você é correto, não está falando por falar, isso já faz uma baita diferença. Eu não criei o meu perfil porque eu queria ganhar alguma coisa, eu queria mesmo era compartilhar todas as minhas experiências. E eu acho que as pessoas percebem isso. Eu não estou ali à toa“, afirma a influenciadora.

Para ela, essa segurança com relação ao conteúdo é um dos pilares de seu sucesso. “Quando você fala com propriedade sobre um assunto, você cria um relacionamento com quem te segue e consegue conquistar mais pessoas que acreditam no que você fala”, declara Ana Bia.

“Quando você fala com propriedade sobre um assunto, você cria um relacionamento com quem te segue e consegue conquistar mais pessoas que acreditam no que você fala”

Ana Beatriz Demarchi

A pergunta que não quer calar

Ana Bia conta que a maior curiosidade das pessoas é se ela come todos os pratos que aparecem no seu Instagram. E garante: “Eu experimento tudo!”.

A influenciadora revela que se organiza para que nunca exista desperdício de comida, com isso, nunca tem dois almoços ou duas jantas, por exemplo. Assim, explica que, se recebe um bolo ou uma pizza, não come o alimento inteiro, apenas um pedaço. Logo, divide tudo com sua família.

“O que ninguém imagina é que tudo é filtrado. Eu não posto tudo o que eu recebo, há uma análise antes. As pessoas acham que é ‘chegou, postou’, e não é isso”, ressalta Ana Bia. A chef ainda diz que não enjoa de nada e tem só uma limitação: “A única coisa que eu não como de jeito nenhum é fígado!”.

Relação com a cidade

Ana Beatriz nasceu em Bauru, formou-se na USC, atual Unisagrado, e abriu sua empresa na cidade quando tinha 18 anos. Dessa maneira, construiu sua vida por aqui e conta que nunca morou em outro lugar. “Eu acho incrível como a gastronomia de Bauru cresceu e como a cidade se desenvolveu. A quantidade de coisas que abriu e se manteve. Eu admiro muito isso e desejo que ainda venham muitas coisas e mais comidas sensacionais porque Bauru merece!”

A chef e influenciadora bauruense analisa que, por conta da pandemia, muita gente se reinventou, e que Bauru é uma cidade que só tem a agregar. “Tem tudo aqui. Dificilmente me perguntam de alguma coisa e eu não sei de algum lugar em Bauru em que podemos encontrar. Eu acho isso muito legal, a variedade”, finaliza.

LEIA TAMBÉM


Quer ficar por dentro de todo o conteúdo da Solutudo Bauru? É só seguir a gente no Instagram e curtir nossa página no Facebook!

Gostou desse conteúdo? Então deixe seu comentário no campo abaixo!

E se você conhece alguma história de Bauru e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo nosso WhatsApp.

5/5 - (1 vote)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui