A Black Friday já se tornou uma data esperada pelos consumidores que querem aproveitar ofertas – e também pelos estabelecimentos que tem como objetivo aumentar as vendas. Mas, muitas vezes, na pressa de comprar pela ilusão de um preço mais baixo, algumas pessoas acabam fazendo negócios pouco vantajosos, ou pior: caindo em pegadinhas, especialmente no mundo virtual.

Em 2020, até mesmo por conta do cenário pandêmico, os e-commerces faturaram 7,72 bilhões de reais entre a Black Friday e a Cyber Monday, a segunda-feira posterior marcada por descontos online, de acordo com o levantamento realizado e divulgado pelas iniciativas Neotrust, movimento Compre&Confie e Clearsale.

Tendo em vista todo esse cenário, o consumidor bauruense deve ficar atento para fazer da Black Friday uma ocasião, de fato, proveitosa e sem arrependimentos.

Black Friday: dicas para os consumidores bauruenses

1- Avalie se a compra online é mesmo a melhor opção e valorize o comércio local

Quando você pensa nos descontos da Black Friday, você automaticamente dá preferência para grandes lojas com presença online? Essa pode ser uma possibilidade conveniente em muitos casos, mas uma pesquisa atenta e uma avaliação mais criteriosa pode te mostrar que o comércio local também tem o potencial de te oferecer bons preços e serviços.

Isso porque, depois de algum tempo em que essa data se tornou relevante para o comércio, os estabelecimentos da cidade passaram a se preparar para oferecer ofertas a consumidores de Bauru e Região. Assim, para decidir onde comprar, analise se o preço final, o nível de confiabilidade, a política de trocas e devoluções e a garantia do produto da loja online realmente são melhores em comparação com as lojas da cidade.

No que diz respeito ao preço final, o consumidor deve ficar atento à questão do frete. Some tudo e perceba se, aqui em Bauru, não há uma opção de preço similar. Muitas vezes, comprando localmente, você pode levar o produto para casa no momento, pagar o mesmo valor e ainda tem a segurança da garantia ou da troca. Outra vantagem é a possibilidade de negociar e dar aquela famosa e consagrada “choradinha”.

Além disso, nos dias de hoje, muitos estabelecimentos bauruenses marcam presença no mundo digital, possibilitando que o consumidor local compre sem sair de casa, receba seu produto mais rápido, sem frete ou com valor menor.

Dessa forma, a dica é: compre de forma consciente, porque nem sempre as grandes lojas online oferecem os melhores negócios!

2- Faça uma lista

A impulsividade é um grande inimigo da economia na hora das compras e, na Black Friday, o que não faltam são descontos que chamam a atenção e fazem perder o foco. Por isso, prepare-se com antecedência: faça uma lista com o que você realmente precisa e estabeleça prioridades. Se possível, inclua segundas opções (marcas e produtos alternativos) para se prevenir no caso da oferta não ser tão boa ou do item ter esgotado esgotado.

Quem compra além da conta e adquire itens desnecessários não está economizando e nem fazendo escolhas vantajosas. Dessa forma, a data perde todo o sentido, não é mesmo?

3- Monitore os preços

Com a lista feita, procure pelos preços em dias “normais”. Veja a variação conforme a Black Friday se aproxima e, quando chegar a hora, verifique se a promoção realmente vale a pena! Assim, você evita as enganações.

Aqui em Bauru, temos um Núcleo Regional da Fundação Procon-SP (a Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor), órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania que fiscaliza e pode tanto notificar quanto autuar os estabelecimentos com práticas irregulares. O Procon-SP também recebe denúncias.

Nesse sentido, uma dica extra que pode ser muito útil é comparar os preços. Quando você já está ciente dos valores, é mais fácil conferir a mudança em lojas e sites, calculando a diferença entre os preços “cheios” e com o desconto da Black Friday.

4- Atente-se a medidas de segurança

Caso a compra online seja a escolhida, tome as seguintes precauções:

  • Não use wi-fi público para realizar suas compras. Essa dica é para todos os momentos: transações bancária devem ser feitas em redes seguras para a proteção dos dados;
  • Cuidado com links recebidos (aqueles que te enviam por e-mail, WhatsApp e etc) e de anúncios. Repare se há algum erro e prefira entrar diretamente no site oficial e localizar o produto;
  • Verifique a confiabilidade do site (páginas como o Reclame Aqui e o Procon são boas opções), a política de trocas e devoluções, o frete e o prazo de entrega;
  • Desconfie de lojas que aceitam pagamentos apenas por boleto bancário, transferência ou pix. Prefira pagamentos por serviços online, como Mercado Pago, PagSeguro ou PayPal, e evite o cartão de crédito em sites que você não conhece muito bem para proteger suas informações (desabilite a função de “salvar dados do cartão”). Hoje em dia, alguns bancos oferecem versões virtuais do cartão justamente com esse objetivo, então, caso essa função esteja disponível para você, dê preferência a ela.
  • Salve ou anote as informações da compra que comprovam o valor, a oferta, a confirmação do pedido e o número de referência.
Tela de computador com a palavra Black Friday. Black Friday: 5 dicas para os bauruenses aproveitarem os descontos e não caírem em ciladas
Foto: Reprodução/Pixabay

5- Estabeleça um valor máximo para gastar

Se a Black Friday é uma data para pagar mais barato nos produtos, logo, pode ser encarada como um momento cuja meta é economizar. E, para fazer isso, é interessante que você tenha consciência do quanto pode gastar. Depois de preparar uma lista de prioridades e monitorar os preços, faça o cálculo do quanto você deseja (e pode) desembolsar.

Com todos esses cuidados e essas dicas, é só aproveitar!

LEIA TAMBÉM


Quer ficar por dentro de todo o conteúdo da Solutudo Bauru? É só seguir a gente no Instagram e curtir nossa página no Facebook!

Gostou desse conteúdo? Então deixe seu comentário no campo abaixo!

E se você conhece alguma história de Bauru e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail sugestao.pauta@solutudo.com.br ou pelo nosso WhatsApp.

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui