A relação dos seres humanos com seus animais de estimação deve ser pautada em amor e muito cuidado. E sabemos que isso acontece em muuitos casos, tratando-se de um laço de carinho que dura uma vida toda, não é? No entanto, também conhecemos diversas histórias de abandono, e vemos o retrato dessa realidade todos os dias pelas ruas de Bauru.

Vale ressaltar que o abandono dos bichinhos é um crime cuja pena pode ser a prisão. Mas, mesmo assim, é fato que há muitos cães e gatos na cidade que precisam de um lar. Para isso, existem diversas iniciativas de adoção responsável de animais em Bauru.

Adoção responsável

Por que “adoção responsável”? Porque há um compromisso de que a guarda do cachorro ou do gato seguirá uma série de cuidados. Começando pela consciência de que a vida dos animais pode variar entre 12 e 18 anos, o que significa um comprometimento duradouro, passando pela noção de há custos para que as necessidades dos pets sejam atendidas. A preservação da saúde física e psicológica também é um fator importante, o que inclui desde a carteirinha de vacinação em dia até um ambiente adequado para cada espécie.

Na foto, uma menina abraçando um cachorro e um gato. Adoção responsável de animais em Bauru: 5 iniciativas para conhecer
Adotar um animal é uma grande responsabilidade e um compromisso duradouro. Por isso, deve-se considerar desde fatores de ambiente até financeiros. (Foto: Reprodução/Freepik)

Conhecendo todo esse cenário, selecionamos cinco iniciativas em Bauru para quem quer adotar ou simplesmente ajudar!

Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e portal da Prefeitura de Bauru

As duas iniciativas são da administração municipal e envolvem bichinhos que foram abandonados ou foram resgatados de situações de maus tratos. Segundo o portal da Prefeitura de Bauru, esses animais são cuidados pela equipe da CCZ, que cumpre diversas medidas necessárias, como a testagem de zoonoses, a aplicação de vermífugos, a castração e o fornecimento de alimentação e abrigo.

Dessa forma, é possível conhecer alguns dos cães e gatos disponíveis para adoção na página do Facebook do CCZ. E, para dar um novo lar a um pet, é necessário a apresentação de RG, CPF e comprovante de residência.

No portal da Prefeitura de Bauru, também há uma página dedicada aos animais para adoção.

MiAudota

A iniciativa, que conta com uma página no Instagram, é responsável por divulgar animais disponíveis para a adoção para que as pessoas interessadas possam oferecer um novo lar a eles. Com isso, recebe e fornece informações sobre cachorros e gatos, além de criar conteúdos sobre diversos assuntos relevantes, como saúde e alimentação dos pets.

Procure 1 Amigo

Essa é uma iniciativa do Instituto Amigos dos Animais (IAA), uma entidade filantrópica que atua ao lado de ONGs e protetores, junto à sociedade, em prol da causa animal.

O Procure 1 Amigo é uma ferramenta disponível para Bauru que promove a adoção de gatos e cachorros, além de fornecer um espaço para a divulgação de animais perdidos e encontrados.

SOS Gatinhos

A ONG de Bauru, além de divulgar cães e gatos disponíveis para adoção, também dá abrigo e resgata os animais. Por isso, recebe doações de ração, roupinhas e cobertores, bem como de valores para os custos com a saúde dos bichinhos. A iniciativa é liderada por Sandra Regina Ariede, que pode ser contatada por telefone (14 99772-4792) e pela página no Facebook.

Abrigo da Borika

A protetora Borika Hegyessy é responsável pelo abrigo que organiza eventos e arrecada doações para que os animais tenham ração, medicamentos, roupinhas e até castração. Além disso, promove a adoção de cães e gatos. Para ajudar ou conhecer o projeto, há perfis no Instagram e no Facebook.

LEIA TAMBÉM


Quer ficar por dentro de todo o conteúdo da Solutudo Bauru? É só seguir a gente no Instagram e curtir nossa página no Facebook!

Gostou desse conteúdo sobre adoção de animais em Bauru? Então deixe seu comentário no campo abaixo!

E se você conhece alguma história de Bauru e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail sugestao.pauta@solutudo.com.br ou pelo nosso WhatsApp.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui