Hoje, iremos conhecer um pouco da história inspiradora de Elisabete Fatima Ferreira, assisense, formada em contabilidade, que encontrou no trabalho voluntário seu propósito de vida.

Mais conhecida como Bete do Sopão Assis 3, 56 anos, filha de Dona Maria José e do Seu Devanil, teve uma infância difícil, porém norteada de muita atenção e cuidados de seus pais. O voluntariado vem desde a mãe, que na época trabalhava como voluntária na creche da Concha Acústica “Anjo da Guarda”.

“Minha mãe trabalhou por dez anos na creche, boa parte deste período como voluntária, eu nasci praticamente dentro da creche, onde a minha mãe levava todos os meus irmãos e eu, e dali íamos para a escola no João Mendes”, conta Bete.

O início

Bete e seus irmãos começaram a trabalhar cedo, ainda crianças. Ela nos conta que sua mãe ensinou a não serem acomodados e orgulhosos, tudo o que ganhavam era bem-vindo, orientou a ir em busca dos sonhos e dos objetivos.

Em 1993, fez sua primeira ação solidária. Nessa época, ela trabalhava em uma lanchonete na RB academia, começou a arrecadar brinquedos porque sentiu no coração que precisava distribuir para as crianças da Casa das Crianças, onde eram atendidas 80 crianças neste período.

Bete teve o apoio de toda equipe e alunos da academia, além dos brinquedos, o engajamento com a causa foi tão grande que fizeram apresentações de ballet e capoeira para a entidade, proporcionando alegria para todos, principalmente aos envolvidos na organização da festa.

Bete com seus alunos/Imagem: Arquivo pessoal

“Trabalhei na academia durante dez anos e durante todo este tempo fizemos arrecadações e atendemos as crianças”, diz ela com orgulho.

Após esse período, não parou mais, trabalhou como voluntária no Centro de Referencia de Assistência Social (CRAS) de Lutécia, no CRAS de Platina e no CRAS de Assis, levando seu conhecimento adiante e buscando contribuir com muito mais pessoas.

“Na maioria das vezes, fazendo artesanato e encontrando tempo para fazer trabalhos sociais e voluntários, e o período que em Lutécia, com ajuda de custo, eu utilizava para manter meus alunos aqui”, ressalta Bete.

São 20 anos de ações solidárias, seus projetos tiveram reconhecimento e lhe renderam alguns prêmios como Menção Honrosa ao Trabalho Voluntário.

Bete e suas alunas/Imagem: Arquivo pessoal
Menção Honrosa ao Trabalho Voluntário/Imagem: Arquivo pessoal

Recebeu o prêmio de Destaque de Empreendedor Assis, Prêmio da Unesco e, recentemente, recebeu uma homenagem da Câmara Municipal de Assis. Bete iniciou com o Projeto Mãos à arte que ensinava artesanato para crianças e adolescentes, promovia os eventos e a renda arrecadada era revertida em material para novos cursos gratuitos.

Bete e suas alunas/Imagem: Arquivo pessoal
Prêmio Destaque Empreendedor Assis – 2021/imagem: Arquivo pessoal

O propósito

Há cinco anos, Bete e sua equipe atendem 150 famílias da comunidade com o Projeto Sopão Mãos à arte Assis 3, todas as sextas-feiras são distribuídas mais de 300 litros de sopa acompanhada de pão, suco e doces para as crianças.

Bete e sua equipe/Imagem: Arquivo pessoal

Um trabalho lindo, feito com dedicação, amor e cuidado. Tudo que o projeto recebe em doações ela e sua equipe organizam ‘kits’ de higiene íntima, básico, de alimentação, roupas, calçados, material escolar e outras coisas. Tudo é feito com todo capricho e presteza, eles pensam em cada detalhe, nada é preparado de qualquer jeito, tem todo um respeito e cuidado a cada encontro. É um ato admirável e grandioso.

Famílias assistidas/Imagem: Arquivo pessoal
Bete com sua equipe/Imagem: Arquivo pessoal

A solidariedade para todos eles é algo que deu um novo sentido a cada um que abraçou o projeto, tanto quanto a sua idealizadora. Cada data comemorativa como Páscoa, Dia das Mães, Dia das Crianças e Natal se tornam um grande evento. Durante o ano todo, eles vão arrecadando doações para distribuir para as famílias, tornando o dia muito mais que especial, além do cardápio diferenciado, todos recebem presentes em comemoração da data.

Festa da Páscoa/Imagem: Arquivo página oficial do Sopão no Facebook
Presentes para serem distribuídos/Imagem: Página Sopão no Facebook
Almoço especial em comemoração a Páscoa/Imagem: Facebook Sopão Mãos à arte Assis 3
Voluntários do Sopão/Imagem: Facebook Sopão Mãos à arte Assis 3
Famílias assistidas/Imagem: Facebook Sopão Mãos à arte Assis 3

Bete tem um carinho tão especial com sua equipe, é como se fossem da mesma família, um apoiando o outro. Toda a organização é feita por eles, as entregas e os cuidados. Acredito que se tornaram uma grande família no mesmo propósito.

“Tenho uma super equipe que tenho muito orgulho”, comenta toda radiante.

Imagem: Luciana Targino

Ela brinca que quem visita uma vez o Sopão, nunca mais sai de lá. Tem pessoas que estão com ela nesta caminhada há muitos anos, entre eles têm advogada, servidor público, cabeleireira, monitora de eventos, do lar, todos em um único objetivo.

Conheça a família que Bete conquistou ao longo de todos os anos: Yuri Garcia, Dyene Izaias, Ana Lucia da Silva Ciciliato, Giovana Cecília, Leandro Souza, Mykaela Beraldo, Andreia Beraldo, Mariana Vitoria, Tereza Fidelis, Rosana Borges, Marisa Mineto, Conceição, Andressa, Rubinho Ferreira, Paulo Ferreira, Ariadne, Augusta (Picadeira), Alex, Bruninha, Luci Helena, Driele, Elaine, Lourdes Oliveira (Mamãe Noel), Rosana, Mayara Santos e Claudia Candido (doa os pães). Uma equipe linda e animada!

Equipe Sopão com Bete, um pouco antes de abrir para a festa de Páscoa/Imagem: Arquivo pessoal

Sonho

Ela tem o desejo em voltar com o projeto de artesanato para as crianças e a terceira idade, para gerar renda e dar continuidade no propósito. Ela nos contou também que tem o apoio da família e amigos em busca das doações.

Sentiu vontade em fazer parte da família do bem? Entre em contato no telefone (18) 99791-7614. Para mais informações ou faça uma visita, todas as sextas-feiras na Rua Dionísio Hernandes dos Santos, 422 – Núcleo Habitacional Dirceu Gomes Cervilha.


Você já conhecia o Projeto Sopão Mãos à arte Assis 3? Adoraria saber! 💜

Fale com a autora!


Gostou do conteúdo? Nosso aplicativo está recheado de boas histórias de Assis. Baixe agora mesmo e descubra um mundo de possibilidades!

Para baixar para Android clique aqui
Para baixar para IOS (Iphone) clique aqui

Já contamos muitas histórias por aqui, leia também:

O Patriota dos esportes é assisense: uma história de superação e sucesso

Grupo de alunas do 6º ano cria projeto de amor e acolhimento em Assis

Museu de Artes Primitivas de Assis está há 39 anos preservando histórias

Aproveite e siga a Solutudo nas redes sociais:

CLIQUE AQUI PARA O Facebook!

CLIQUE AQUI PARA O Instagram!


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana da cidade de Assis e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

5/5 - (1 vote)

2 COMENTÁRIOS

  1. Bete ou Betinha..uma amiga de muitos anos …empreendedora do bem. Sempre voltada pras ações que visem atender e melhorar a vida do outro. Vive para atender o próximo em especial os que tem necessidades especiais. Minha admiração amiga querida. Quanta honra ter você como amiga. Parabéns! Que Deus continue a te abençoar e possibilitar continuar com tão grande e importante trabalho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui