A Fazenda Santa Marta de propriedade da família Marques se localiza às margens da BR 153 entre Nova Granada e Icém e foi lá que o único filho varão, Paulo Emílio, desde muito pequeno se mostrou apaixonado por montarias em touros.

O pai, Walter Marques, preocupado com a segurança do filho, já que touros cada vez mais “nervosos” despontavam, propôs ao filho de apenas 14 anos lhe ceder alguns animais para que este criasse uma Companhia de Rodeio e administrasse ao invés de montá-los.

A idéia foi contestada inicialmente, mas logo Paulinho (assim chamado pelos mais próximos) concordou e saiu em busca de animais valorosos e “bravos” para a Companhia de Rodeio Paulo Emílio. Foi numa das viagens ao estado de Goiás, ao conferir a boiada que acabara de adquirir, ele notou que um dos touros, além do porte avantajado e belo, também possuía um espírito diferente e indomável.

A chegada do Touro Bandido em sua vida

O Touro, de nome Bandido, fez uma reviravolta na vida deste rapaz do interior acostumado com festas populares que tinham o rodeio como principal atração. Logo de início, percebeu-se que tinha uma índole diferente e era temido pelo seu tamanho, já que pesava uma tonelada. Segundo seu dono, por perseguir os competidores quando derrubados do seu lombo.

Mas foi em 2005 que a rede Globo, em busca de um personagem para a novela América, que levou nosso personagem à mídia internacional quando Bandido contracenava com o ator principal, Murilo Benício. 

Na novela, o touro era a incorporação do marido da viúva Neuta e atraiu milhares de fãs aos rodeios onde se apresentava. Muitas vezes, apenas como artista global, Bandido morre de um câncer próximo ao olho e deixa mais de 70 filhos já vivos e mais amostras genéticas que possibilitam que ele seja clonado. No mesmo ano de sua morte, foi escrito um livro contando a história de sua vida com diversas imagens. 

O touro inspirou canções, virou estátua, arrebanhou fãs aos milhares por este Brasil afora e na sua residência na Fazenda Santa Martha tinha piscina para prática de natação, acompanhamento médico, dieta especial e todos os cuidados que um campeão merece, mas  terminou sua carreira em 2008 com mais de 200 desafios disputados em todo país.

Um câncer próximo ao olho esquerdo ceifou sua vida no dia 9 de janeiro de 2009 com 15 anos, sendo enterrado no Memorial do Parque do Peão em Barretos.

Fonte diário da Região

Um touro espiritualizado

Nosso herói teve 70 filhos, deixou 2000 doses de sêmen congelado e três clones, até a data de sua morte.

Apenas um peão conseguiu permanecer por oito segundos em cima de seu lombo, proeza realizada pelo peão Carlos de Jesus Boaventura, em Jaguariúna no ano de 2001. Contam que Bandido chegou a ser transferido para o hospital, mas chegou a morrer ao voltar para a fazenda, como se escolhesse seu local de despedida.

A família de Paulo Emílio, unida, se despedia e encerrava um episódio, mas não terminava o legado da maior Cia de Rodeio do interior. Agropecuarista de renome, Paulo é quem promove o Rodeio Country Bulls que realizará a 24ª edição do evento com público entre 13 e 17 de julho de 2022.

Fonte Diário da Região

Paulo Emílio e seu legado

Gerando cerca de 1,5 mil empregos a cada edição e atraindo de 120 mil a 150 mil pessoas, o evento está confirmado para sua 24ª edição com público entre 13 e 17 de julho de 2022 e apresentará novidades comemorando a volta dos festejos.


Gostou deste conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana de São José do Rio PRETO e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui