No centro de São José do Rio Preto, mais exatamente na parte do calçadão que disponibiliza um comércio agitado que atende toda região e ainda quem passa pela cidade rumo à outras regiões do país, encontra-se a Catedral da Sé de São José. Um prédio imponente e respeitoso que, mesmo substituindo a velha Igreja da Matriz, reúne fiéis por décadas.

Neste mesmo local, desde a década de 70, quando a igreja foi levantada e passava por problemas financeiros, uma opção era aproveitar o espaço e construir gavetas que foram colocadas à venda, estando cerca de 500 ocupadas e algumas reservadas.

Quase 7.000 gavetas foram criadas para abrigar pessoas ilustres do município e formam este ossário que permite momentos tranquilos de oração e onde estão sepultados bispos e religiosos.

Padre Santo Marini, que foi quem idealizou a obra, descansa no local, assim como o primeiro bispo Dom Lafayette Libânio, o bispo auxiliar Dom José Joaquim Gonçalves e Dom José de Aquino.

É aberto à visitação nas segundas-feiras das 16h às 19 h, abrindo em datas especiais como Finados e Dia Das Mães.

Que são ossuários e quem precisa deles?

Os ossuários são espaços construídos para a guardar os ossos após a exumação e são utilizados como forma de manter a memória da passagem de nossos entes queridos por este mundo com bastante respeito e honras.

Por utilizar um espaço menor, os ossuários são vistos como uma solução racional e econômica para a guarda dos restos mortais.

Os ossuários podem ser:

  • individuais ou coletivos
  • verticais ou subterrâneos
  • públicos ou particulares
  • perpétuos ou provisórios (por tempo determinado)

Muitas famílias não possuem jazigo próprio e, numa perda inesperada, acabam se utilizando da quadra geral em cemitérios públicos ou alugando/emprestando de parentes ou amigos um jazigo em cemitério particular. 

No entanto, três anos após o sepultamento será necessário desocupar o espaço alugado ou emprestado e dar um novo destino aos restos mortais. Por isso, o ossuário se revela como a solução econômica mais viável.

A Catedral da Sé de São José se localiza na R. Siqueira Campos, 3033 – Centro.


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana de Rio Preto e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui