Engenheiro Schmitt, cidadezinha distante de 12 quilômetros de São José do Rio Preto, é conhecido nacionalmente como a capital dos doces artesanais, antigamente chamado de “Parada do Ipezal”.

Conta a lenda que foi o início de toda história da formação do município de São José do Rio Preto por reunir tropeiros por volta de 1885. O local servia como ponto de referência e passagem para imigrantes, viajantes e mascates que seguiam em direção ao Mato Grosso, Minas Gerais e Paraná.

A linha férrea que tem o nome dado em homenagem ao engenheiro alemão Carlos Everardo Jacó Schmitt, que se empenhou na construção e elaboração de várias ferrovias no noroeste paulista, carrega justamente a memória que o Trem Caipira busca trazer para a população.

Além de um passeio agradável, também são oferecidas atrações musicais com bandas e corais em datas comemorativas, além de uma degustação bastante apropriada dos doces caseiros de fama nacional. O nome caipira nos remete a um passado de tradições fincadas na roça e na fé cristã.

Fonte Prefeitura de Rio Preto

A Estrada de Ferro foi o que realmente trouxe o progresso para o interior. O Trem Caipira é um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) composto por um veículo motriz com capacidade para 28 passageiros sentados e mais um cadeirante, e o reboque com capacidade máxima para 32 passageiros sentados.

Possui a parte externa toda decorada com obras de José Antônio da Silva, pintor primitivista, mas o projeto já tramita para que seja mudado o visual colorido pelo clássico, inspirado em trens antigos.

Fonte Prefeitura de Rio Preto

Mais informações você encontra na Secretaria pelo telefone (17)3203-1152 ou [email protected] Entretanto, devido à pandemia, estão suspensas temporariamente temporária as inscrições para o Trem Caipira.


Gostou deste conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana de São José do Rio Preto e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui