Cada cidade tem um brasão específico utilizado pelas prefeituras. Cada detalhe é um significado ímpar, as cores não são selecionadas à toa e toda a estrutura do desenho complementa o ideal daquele município.

Em Santa Cruz do Rio Pardo, o brasão municipal recebeu a instituição pela Lei 158 de 18 de dezembro de 1962, na época do prefeito Onofre Rosa de Oliveira. No artigo 2º diz o seguinte:

“O brasão de armas da cidade e Município de Santa Cruz do Rio Pardo terá as seguintes características – escudo redondo português, encimado por uma coroa mural. No primeiro quarto em  campo de blau (azul) uma cruz latina de ouro e no segundo campo de goles (vermelho) uma faixa de prata ondulante. Como suporte: à destra um feixe de alfafa e à sinistra um ramo de algodão florido, ambos na sua cor natural. No listel de prata, em letras de goles (vermelho) a legenda latina: OMNIA IN BONUM OMNIUM.”

Foto: site Prefeitura Municipal

Mais detalhes

Em uma análise separada por partes, há diversos significados entre os símbolos interiores. O escudo redondo português nos remete a nossa origem da colonização portuguesa. Azul do primeiro brasão é libertação, lealdade, intrepidez, o zela e a glória. O vermelho é a tenacidade, o espírito de sacrifício e a luta. A cruz latina é uma exaltação da fé que levaram a população do município ao caminho das conquistas cívicas, culturais e religiosas. E a faixa ondulante prateada simboliza as águas do Rio Pardo.

Por fim, os símbolos exteriores também têm suas importâncias para a cidade. A coroa mural prateada é a evocação do município. O ramo de alfafa é a cultura que mais contribui com a economia local. O ramo de algodão relembra a grandeza do Brasil e a população de bandeirantes do passado. E o listel em prata com o escrito em vermelho “OMNIA IN BONUN OMNIUM” com as datas de 20 de janeiro de 1870 e 24 de fevereiro de 1876, respectivamente, são os dias da fundação da cidade e de quando se transformou em município.


Você conhecia todos os significados do brasão? O que mais chamou a sua atenção? E você de outra informação curiosidade da cidade? Manda para nós!!


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: sugestao.pauta@solutudo.com.br.

5/5 - (1 vote)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui